Geral|

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde de Gurupi, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses comunica à população, que está suspensa, por tempo indeterminado, a vacinação anti-rábica no município.

A vacinação foi suspensa, a pedido do Ministério da Saúde, depois que exames laboratoriais de amostras da vacina, constataram reações adversas nos animais, podendo até matar.

Segundo o Ministério da Saúde os resultados preliminares das amostras colhidas no campo, indicam alterações não observadas nos testes iniciais que foram utilizados como referencia para a liberação do uso da vacina, bem como nas amostras de vacina armazenadas para eventual analise de contraprova.

Os resultados dos testes feitos com animais utilizados como modelos, indicaram ocorrência de mortes, com algumas manifestações clinicas que foram relatadas nos eventos ocorridos durante a realização da campanha. Estas manifestações incluem hemorragia, dificuldade de locomoção, hipersensibilidade de contato e prostração intensa, causas estas que não haviam sido registradas anteriormente.

Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses, Francisco Viera da Costa, em Gurupi não houve relato ou notificação de nenhum caso, e que foram vacinados em torno de dez mil animais na zona urbana, e cerca de 250 na zona rural até o dia da suspensão.

(Com informações de Marcia Rafael – SMS)

Comments are closed.

Close Search Window