A Associação de Bares e Restaurantes empossou na noite desta quinta-feira, 10, a primeira diretoria do pólo em Gurupi. A cerimônia aconteceu no restaurante do Décio Auto Posto e contou com a presença de 30 novos filiados, além de autoridades como a presidente Regional da Abrasel no Tocantins, Rosa Eufrásio Chaves Nunes; da Diretora da Adtur, Maria Adeneide, que também esteve representando o Secretário Secretaria de Indústria e Comércio, Ernani Soares Siqueira; os secretários municipais de Produção, André Figueiredo e de Comunicação Luiz Claudio e representantes do Sebrae, Fecomércio e Banco do Brasil.

Para demonstrar o potencial econômico do setor gastronômico de Gurupi, o Gerente Regional do Sebrae em Gurupi, José Carlos Bessa, disse que o setor movimenta por ano em torno de R$ 54 milhões e gera aproximadamente 500 empregos com carteira assinadas. “Estamos no momento de maturidade em Gurupi. Somente o setor gastronômico de Gurupi movimenta por ano em torno de R$ 54 milhões, tendo em vista que a cidade tem o PIB anual de R$ 800 milhões”, disse o representante do Sebrae ao comparar a influencia do setor no PIB.

Ao assumir o pólo da Abrasel em Gurupi para um mandato de três anos, a presidente Elizabete Terezinha Pietrzaki Cerutti, fez uma retrospectiva do avanço do setor gastronômico de Gurupi e destacou a importância do projeto Caminhos dos Sabores na implantação da Abrasel em Gurupi. “Em 2010 a ação do projeto Caminhos dos Sabores mostrou a nossa verdadeira cara e, desde então, surgiu um ponto de interrogação na cabeça dos empresários sobre a necessidade de melhorar o setor, neste projeto que teve um importante suporte da Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria de Produção”, disse. Em seguida ela destacou que a Abrasel tem como meta em Gurupi “oferecer algo melhor para os turistas e moradores da cidade”.

Uma das grandes incentivadoras do crescimento da Abrasel e do turismo no Tocantins, a diretora de Planejamento da Adtur, Adeineide Gomes, destacou a importância do pólo da Abrasel em Gurupi. “Aqui está a elite da gastronomia de Gurupi e este pólo da Abrasel está muito bem representada com essa diretoria e todos podem continuar contando com o apoio da Adtur” disse.

Representando o prefeito Alexandre Abdalla, o Gerente da Indústria, Comércio e Turismo, Rick Sandrelly, enfocou a importância da parceira do setor privado com o setor público na geração de emprego e renda. “Esse é um encontro impar para todos os empresários e a criação da Abrasel surgiu para dar um corpo e identidade ao setor. A partir da participação da Prefeitura cria-se a necessidade da implantação de novas políticas para dar mais eficiência ao setor”, disse.

Para a presidente regional da Abrasel no Tocantins, Rosa Eufrásio, disse que se surpreendeu com número de empresários filiados na abertura do pólo da Abrasel em Gurupi. Ela também destacou a importância da emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Gomes que possibilitou a implantação do projeto Caminhos dos Sabores em Gurupi e que foi o primeiro passo para a criação da Abrasel em Gurupi. “Um dos grandes diferenciais da gastronomia é o tempero, e a comida de Gurupi tem sabor. Estou surpresa porque Gurupi foram 30 empresários que filiaram na Abrasel, superando Palmas e Araguaina que tiveram menos filiados no momento da sua criação. Agradeço também ao deputado Eduardo Gomes pela emenda parlamentar que possibilitou o projeto Caminhos dos Sabores e a Prefeitura de Gurupi, que desde o primeiro momento não mediu esforços para a implantação do projeto”, disse.

Rosa Eufrásio destacou também o festival de gastronomia Brasil Sabor que acontecerá no próximo mês de Abril. “Vocês vão pensando nas receitas, cada um usando em seus pratos insumos regionais””.

Conselho Administrativo:

Presidente: Elizabete Terezinha Pietrzaki Ceruti;