A educação de Gurupi deu um salto na qualidade do ensino oferecido aos cerca de sete mil alunos matriculados na rede municipal de Educação. Uma prova desta conquista foram os investimentos realizados na infraestrutura de várias escolas, na qualificação dos professores e também na efetivação de ações e projetos que possibilitaram maior acesso à educação de qualidade.

O resultado deste trabalho pode ser observado com a divulgação das notas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Salto), realizado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em novembro do ano passado. Participaram da segunda etapa do Salto estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e 3° do Médio das redes municipal e estadual de ensino. O exame foi realizado nos dias 22 a 24 de novembro, nos 139 municípios do Tocantins, e envolveu cerca de 72 mil estudantes.

Segundo os dados da Seduc, os alunos do 9° ano da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, localizada no Setor Alto da Boa Vista, em Gurupi, ficaram em primeiro lugar na classificação municipal do Salto. Já entre as escolas que oferecem o 5° ano, a Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, do Setor Parque das Acácias, também ficou em primeiro lugar na classificação municipal. E ainda de acordo como Salto, Gurupi também ficou em primeiro lugar na média regional com nota 4,788.

Para o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, estes resultados mostram que os investimentos realizados na educação municipal começam a gerar bons frutos. “Todos os indicadores mostram que estamos no caminho certo. Somos a melhor educação do estado e uma das melhores da região norte do país”, disse Abdalla.

Atualmente cerca de sete mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino, que conta com 17 escolas, sendo 15 na zona urbana e duas na zona rural, e com 520 professores.

Principais Obras na Educação de Gurupi – 2011

• Creche e equipamentos no Setor Jardim dos Burutis;
• Centro Olímpico no Setor Morada do Sol;
• Campo de futebol no Setor Residencial Nova Fronteira;
• Quadra poliesportiva Escola Municipal Odair Lúcio, no Setor Jardim Eldorado;
• Equipamentos de ar condicionado Escola Municipal Vila Nova;
• Equipamentos de ar condicionado Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim;
• Quadra poliesportiva coberta Escola Municipal Profª Ilsa Borges Vieira; cuja construção foi iniciada em janeiro de 2012;
• Escola padrão no Setor Medeiros, construção iniciada em janeiro de 2012;
• Creche no setor Residencial Nova Fronteira; em processo licitatório;
• Creche no setor Morada do Sol, convênio celebrado;
• Quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, convênio celebrado;