Mais uma vez o carnaval de Gurupi confirmou sua tradição e superioridade em organização, animação e público no norte do país. Foram cinco dias de muita folia e paz onde os foliões de várias cidades do Tocantins e de outros Estados do país tiveram a oportunidade de escolher o bloco ao seu gosto para manifestar alegria no circuito da folia na Avenida Goiás.

As atrações dos blocos aliadas com a infraestrutura montada pela Prefeitura de Gurupi garantiram a presença de público que abrilhantou, mais uma vez, o sucesso da festa. “Mais de oito mil pessoas frequentam o circuito, por noite. Neste carnaval, foram contratadas pela prefeitura as bandas de nível nacional e regional como Elano Santarém e banda”; “Xequerê”; “Banda Art Manha”; e “Pimenta Baiana”. De Gurupi tocaram “Os Amigos do Samba”; “Ki Levada”; “Mil Volts” e “Skema Brasil”. Disse o Secretário Municipal de Cultura de Gurupi, Chico Chocolate.

Participação dos Blocos
A certeza do sucesso e animação do “Gurufolia 2012” foi bancada com a presença de blocos, como BejáTropaloka, Pé de Cana, Pega Prá Capá, Perdidos na Folia, Os Enforcados, Só Nóis + Ninguém, Siriguella, Só Nóis na Folia, OS Samboi e Pé de Chinelo. Durante o desfile oficial, que aconteceu no domingo, os blocos mostraram criatividade e muita animação.

Vencedor do Carnaval 2012
A premiação dos vencedores do Carnaval 2012 foi realizada na terça-feira. Com 356 votos, o Bloco Pega pra Capá, foi o grande campeão. Em segundo lugar ficou o Bloco Os Enforcados, com 353 votos. Já o Bloco Só Nóis na Folia, ficou com o terceiro lugar, com 340 votos.

Nenhuma ocorrência
A assessoria de imprensa do 4° Batalhão da Polícia Militar de Gurupi informou que o período de carnaval foi tranquilo sem incidentes no Circuito da Folia que comprometesse a segurança da festa. A assessoria destacou que a festa de momo deste ano foi uma das mais tranquilas da história do carnaval de Gurupi.
Ao final, o balanço da Operação Carnaval 2012 em Gurupi foi bastante positivo, segundo a PM, não sendo registrado na Avenida Goiás nenhuma ocorrência. Nas adjacências do Circuito da Folia cinco prisões foram efetuadas no decorrer da festa, sendo duas por tráfico de drogas, uma por tentativa de homicídio e duas por dirigir embriagada.
No âmbito geral, a cidade de Gurupi também viveu dias tranquilos no período de Carnaval, com uma redução de 12,3% no registro ocorrências efetuados pelas rádios patrulhas do serviço ordinário nos bairros, isso comparado ao ano anterior.
(Com informações da Adtur e Polícia Militar)