Será lançado amanhã (04/04) o projeto do 1° Festival de Teatro Educativo de Gurupi, realizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e os cursos de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Unirg, além dos acadêmicos do curso de artes cênicas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A abertura oficial do evento acontece às 8h30 desta quinta-feira, no Centro Cultural Mauro Cunha. O 1° Festival de Teatro Educativo de Gurupi será realizado em junho de 2013 e envolverá alunos da Rede Municipal de Ensino, que participam do Programa Mais Educação.

O objetivo do projeto, segundo a secretária de Cultura, Zenaide Dias da Costa, é oportunizar a prática da expressão artística, por meio do teatro, junto à comunidade escolar gurupiense, a partir do conhecimento de natureza técnica, científica, política, social e cultural, valorizando a pesquisa como pano de fundo no desenrolar das ações; além de implementar uma pedagogia artístico-cultural que contribua nas esferas da educação, do lazer e da qualidade de vida e contribuir no processo de formação integral do ser humano, a partir da expressividade artística, entre outros.

De acordo com a secretária Zenaide, “Este momento da abertura oficial do projeto é de grande relevância para todos os envolvidos no processo uma vez que todas as ações convergirão para o 1° Festival de Teatro Educativo a realizar-se em junho contribuindo de forma significativa com a formação dos nossos alunos e da comunidade em geral”, afirmou a secretária municipal de Cultura”.

Já o ator, diretor teatral e professor de teatro, Audimar Dionizio de Santana, responsável por colocar em prática o projeto, explicou que a iniciativa que consiste em oferecer capacitação aos Instrutores do Programa Mais Educação, que ocorrerá em formato de palestras e oficinas de vivências teatrais, além de assessoria técnica de acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia do Centro Universitário UnirG, durante as montagens dos Espetáculos.

O projeto é direcionado aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Gurupi, Instrutores do Programa Mais Educação das Escolas Municipais, acadêmicos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UnirG, acadêmicos do Curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG, Expectadores das Montagens Cênicas; além dos acadêmicos do curso de artes cênicas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Devem participar do projeto as escolas municipais Agripino de Sousa Galvão, Profª Ilsa Borges Vieira, José Pereira da Cruz, Lenival Correia Ferreira, Orlindo Pereira da Mota, Antonio Lino de Sousa, Dr. Ulisses Guimarães, Beneveluto Alves Moreira (Trevo da Praia).