Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo, os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas de vida em sociedade e, dentre elas, a qualidade de vida dos seres humanos que dependem desses bens.

Foi com esse pensamento que a que Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, localizada no setor Pedroso, promoveu na manhã deste sábado (6/4), a solenidade de encerramento das ações alusivas ao 1° Dia “D” de Consciência Ambiental, cujo tema foi “Reciclar para transformar”.

Orientados pela equipe pedagógica da escola, durante a semana, os alunos, os alunos se mobilizaram fazendo um trabalho de conscientização ambiental junto a comunidade local, onde realizaram a entrega de panfletos informativos e a coleta de garrafas pet e pneus velhos.

Tudo o que foi recolhido pelos alunos serviu de matéria-prima para as oficinas de reciclagem que foram realizadas na escola. As garrafas e os pneus foram transformados em vasos onde foram plantadas mudas de legumes e de verduras para a horta escolar que, posteriormente, enriquecerão o cardápio da merenda servida aos alunos.

De acordo com a diretora da escola, Nívia Aguiar, o objetivo dessas ações foi o de sensibilizar alunos, pais e comunidade local quanto à importância da reciclagem e reutilização do lixo como forma de promover o bem estar no ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade de vida de todos os envolvidos.

O secretário de Educação do município, Eurípedes Fernandes da Cunha, parabenizou a direção e professores da escola pela iniciativa de se promover essa ação. “Precisamos consolidar a cultura sadia da preservação do meio ambiente, principalmente, no seio estudantil, para que esses alunos, que hoje são crianças e adolescentes, se tornem no futuro, adultos mais conscientes da importância de se preservar nossas riquezas ambientais”, destacou o secretário.

Também presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Gurupi, Pedro Dias, disse que a escola está no caminho certo quando promove atividades dessa natureza envolvendo os alunos. “Nossa secretaria está a disposição para ser parceria de todas as escolas de Gurupi e, assim também contribuir para que juntos possamos construir uma cidade com mais qualidade de vida para a nossa comunidade”, afirmou.