Acompanhado de vários secretários, vereadores e da comunidade o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, participou da reinauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III Vida Nova (Caps-AD III) com atendimento 24 horas. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (16/04).

O prefeito Laurez Moreira, falou da importância da reinauguração da unidade. “Essa reinauguração demonstra que a nossa administração está preocupada em atender a comunidade com mais qualidade de vida e proporcionando mais segurança aos familiares e também aos dependentes. Farei de tudo para dá os devidos suporte a esta unidade e vamos trabalhar para atender todas as secretarias do nosso município”, disse o prefeito, que aproveitou a oportunidade para agradecer toda equipe da Prefeitura pela dedicação de cada um em suas respectivas pastas.

O Caps-AD III é destinado ao atendimento de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas psicoativas e funcionará, a partir desta terça, 24 horas por dia. No local é oferecido atendimento a pessoas dependente de algum tipo de drogas, proporcionando ao internado ajuda, física pessoal e moral dando melhores qualidade nos serviços prestados aos pacientes. “Funcionando 24 horas o Caps-AD III irá oferecer o acolhimento noturno, para aqueles pacientes que precisam ser assistidos também durante a noite”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Diego Agnolin, ressaltando que o atendimento noturno irá respeitar os critérios médicos que regem o funcionamento do Caps determinados por lei federal.

Segundo a psicóloga Tallita Laren Guarina da Silva, coordenadora da unidade, o Caps-AD III é de caráter regional atendendo aos 17 municípios da região Sul e funcionará em três modalidades. “O tratamento intensivo que é todos os dias, o semi-intensivo, que varia de duas a três vezes por semana, e o não intensivo que recebe o usuário uma vez por mês”, disse a coordenadora, que ressaltou ainda que, O CAPSAD-III Vida Nova, agora realmente é uma unidade de 24 horas e agradeceu o empenho do prefeito Laurez e do secretário de saúde Diego Agnolin.

Estiveram presentes ao evento os vereadores, Ivanilson Marinho, Marilis, e Dr Macedo, o ex-vereador e médico Maurício Nauar; além dos secretários de Desenvolvimento Social, Dolores Nunes; de Cultura, Zenaide Dias; o Procurador geral do município, Thiago Benfica, e o Chefe de Gabinete Gutierres Torquato.

CAPS-AD 3

O CAPSAD-III Vida Nova funciona com um programa terapêutico que disponibiliza uma série de procedimentos nos quais o paciente pode ser inserido, como por exemplo, acolhimento; consulta médica; procedimentos de enfermagem; grupos de apoio e operativo (serviço social e psicologia); grupos de atividades esportivas e físicas; abordagem pedagógica; psicoterapia; atendimento à família; visitas domiciliares; interseção com a rede municipal de serviços, entre outros.

A unidade oferece oito leitos para acolhimento noturno, além de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe para serviços administrativos.