A comunidade do bairro Vila São José de Gurupi abraçaram o mutirão de limpeza e combate à dengue, realizado no último sábado (18/05) pela Prefeitura de Gurupi. “Desde que o setor Vila São José começou, eu moro aqui e nunca tinha visto uma ação como esta, principalmente nesta área de limpeza e saúde. É ótimo este projeto da Prefeitura. As ruas estavam precisando, o bairro estava um lixo. Eu nunca tinha visto um prefeito de tamanha competência, fazendo um serviço que atende a nossa necessidade”, declarou a moradora aposentada Santina Tavares.

A iniciativa intitulada “Prefeitura Trabalhando” contou com ações de distribuição de material informativo sobre combate à dengue; recolhimento de lixo, entulhos e galhadas; além do trabalho de infraestrutura que realizou a coleta de lixo e ainda operação tapa-buraco nas ruas dos setores. Foram utilizados um coletor de lixo, uma frezadeira, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, quatro caçambas, além de dois caminhões. Só no sábado foram recolhidos 11 caminhões de lixo, entulhos e galhadas; e duas equipes atuaram na recuperação do asfalto.

Nesta segunda-feira (20/04) as ações de limpeza e de tapa-buraco continuam para atender e finalizar os trabalhos no Vila São José e Sevilha. Também será feita a troca das luminárias nos bairros, atendendo a necessidade da população. “Estava passando da hora de uma ação desta aqui no setor Vila São José. Nunca é tarde para trazer estes benefícios para os moradores. Aqui vai ficar muito bom, sem buraco e com as ruas limpas”, destacou a dentista Ruthy Pereira Lopes.

“Nós temos a ideia de mudar o aspecto de toda cidade e nós estamos com este projeto piloto no setor Vila São José, para ver o grau de aceitação da comunidade e o impactado destas ações na vida dos moradores, para que possamos expandir o projeto para todos os bairros da nossa Gurupi. O nosso compromisso é de fazer um trabalho sério e competente, atendendo a comunidade naquilo que é importante para melhorar as condições de vida dos gurupienses”, afirmou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

Todo material recolhido no mutirão teve destino o aterro sanitário de Gurupi.

Participação

Cerca de 150 servidores entre agentes de saúde, agentes de endemia, assistentes sociais e colaboradores da infraestrutura participação da ação no último sábado. O mutirão “Prefeitura Trabalhando nos Bairros” contou também com a participação do presidente da Associação dos Moradores do Setor Vila São José, Dioci Lima; dos secretários de Infraestrutura, Gerson Oliveira, de Saúde, Diego Agnolin, de Habitação, Carlos Barcellos, de Comunicação, Núbio Brito, do chefe de Gabinete, Gutierres Torquato, de Juventude, Esporte e Turismo, Sérgio Vieira Marques “Soró”, do Idoso, Dida Moreira; além do presidente da Câmara de Vereadores, Cabo Carlos, e dos vereadores Ivanilson Marinho, Gleydson Nato, Ataíde Salgado.

Dados

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Neuton Soares Barros, nos quatros primeiros meses de 2012, foram registradas 582 notificações de infestação de Dengue, das quais, 325 foram confirmadas. Já no mesmo período de 2013, o número subiu para 913, sendo que 624 foram confirmados.