A convite do prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSB), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esteve em Gurupi na manhã desta sexta-feira (28/06), em Gurupi (TO), onde assinou acordo de cooperação técnica que permitirá a instalação de dez sistemas coletivos de abastecimento de água, cada uma delas com capacidade de atender entre 35 e 40 famílias pelo Programa “Água para Todos”. O investimento federal nesta ação será em torno de R$ 1,2 milhão, em parceria com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

O ministro foi recebido pelas autoridades e pelo grupo de quadrilha Rancho Velho, campeão do 13° Arraiá da Amizade, que fez uma bela apresentação aos presentes. Já os alunos da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho mostraram seu talento com dança de rua contemporânea.

A solenidade de assinatura desse acordo aconteceu no anfiteatro do Campus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e contou com a presença do vice-governador do Tocantins, João Oliveira; do presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino; do deputado federal Ângelo Agnolin (PDT); presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Cabo Carlos; comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, Ten. Coronel Edvan de Jesus; diretor do Fórum de Gurupi, Roniclay Alves de Morais; o diretor do Campus UFT, Eduardo Andrea Lemus Erasmo; além de secretários municipais de Gurupi, dos prefeitos e vereadores da região e representantes de produtores rurais.

Atendendo às reivindicações do prefeito de Gurupi, o ministro Fernando Bezerra Coelho destinou ainda, R$ 1 milhão para que a Prefeitura possa fomentar os pequenos agricultores locais, especialmente na cadeia de hortifrutigranjeiros, com a aquisição de patrulha agrícola. De acordo com o prefeito Laurez Moreira, esse recurso será aplicado na aquisição de tratores, grades aradoras, plaina agrícola dianteira, retroescavadeira e veículos tipo caminhão ¾, entre outros equipamentos.

O ministro Fernando Bezerra também recebeu os pedidos para liberação de recursos na ordem de R$ 800.000,00 para serem aplicados na revitalização da Feira Coberta da Rua 13, e mais R$ 1.500.000,00 para a revitalização da feira Coberta da Rua 7, além de R$ 700.000,00 para a ampliação da Central de Abastecimento de Gurupi (CEASA), além de R$ 1.500.000,00 para recuperação de estradas vicinais na zona rural.

“São iniciativas que vão movimentar a cadeia produtiva de Gurupi, especialmente dos pequenos e médios agricultores da agricultura familiar, o que certamente vai gerar novas frentes de emprego e renda, contribuindo ainda, para a melhoria na qualidade de vida de quem trabalha no campo”, afirmou o prefeito Laurez Moreira.

Laurez agradeceu ao ministro por essa parceria que está possibilitando trazer benefícios para a população gurupiense. Por sua vez, Fernando Bezerra disse foi uma alegria muito grande atender ao pedido do prefeito de Gurupi, lembrando que Laurez, além de seu amigo, é uma liderança política do partido, o PSB. “Esta visita dá não só a oportunidade de conhecer Gurupi, mas, sobretudo de tomar conhecimento dos projetos que o prefeito Laurez quer viabilizar para esta progressista cidade que é pólo da região sul do Tocantins”, afirmou o ministro, destacando a forma amigável com que foi recebido na Capital da Amizade.

VISITAS

Após um almoço, o prefeito Laurez Moreira, juntamente com o ministro Fernando Bezerra e sua comitiva visitaram a Feira da Rua 07 e Mercado Municipal. Em seguida visitaram o Parque de Vaquejada Igue do Vale, onde a prefeitura pretende construir um centro de convenções. Depois a comitiva se deslocou para a obra do Ceasa, empreendimento que só foi possível graças às emendas parlamentares de Laurez Moreira e que significará um suporte importante para os produtores de Gurupi e região. A visita ao Ceasa encerrou a agenda de compromissos do Ministro em Gurupi que levou para análise as solicitações de melhorias para Gurupi.