Prossegue durante toda esta quarta-feira (07/08), no Centro Cultural Mauro Cunha, a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Gurupi, que está sendo promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Prestigiado por muitos artistas e estudantes, a abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira e contou com a presença do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, e do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Alan Barbiero, que ministrou uma palestra com o tema “Cultura e Educação: marcos para o desenvolvimento sustentável”.

O evento foi abrilhantado com a apresentação dos músicos do Centro Cultural Mauro Cunha: Silon, Waldomiro dos Teclados, Paraíba e Valdo. Em seguida, se apresentou a Orquestra Jovem de Corda, da Casa de Cultura da Fundação Unirg. A orquestra integra o Projeto Ciranda das Artes, que tem como regente o professor Jhonata Araujo. O Projeto é mantido por empresas de Gurupi.

Já o ator Cristiano Cabral apresentou a performance teatral peça “O Caxeiro Aderaldo”, do artista gurupiense Di Engenho Novo, enquanto que o ator Fernando França apresentou o monólogo “O mentiroso”, de Jean Coteau.

AUDITÓRIO

Ao fazer o seu pronunciamento, o prefeito Laurez Moreira reafirmou o compromisso da administração municipal para com o setor cultural gurupiense e pediu aos artistas que se reúnam para discutir uma proposta de lei de incentivo cultural a ser apresentada ao Executivo. Laurez também se comprometeu a concluir a obra de construção do auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, cujo prédio foi inaugurado em novembro de 1997 e até hoje não foi concluído.

“Apesar de estarmos passando por tempos difíceis, com verbas cada vez mais escassas, e devido, principalmente, ao montante da dívida deixada pelos meus antecessores na Prefeitura e que chegam a mais de R$ 72 milhões para com a Previdência e o Ipasgu, vamos nos empenhar ao máximo para concluirmos o tão almejado auditório do Centro Cultural Mauro Cunha e disponibilizar para a nossa comunidade, um local adequado para apresentações artísticas” frisou Laurez.

ESPAÇO ABERTO

A secretária de Cultura, professora Zenaide Dias da Costa, informou que 2ª Conferência Municipal de Cultura de Gurupi está sendo um espaço aberto para que a sociedade e o poder público possam debater idéias e ações que venham a desenvolver a cultura no município. Por isso, durante toda esta quarta-feira, acontecerão painéis, debates e definições de propostas para se colocar em prática políticas públicas culturais.

“Estamos buscando propostas de estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais que dinamizem a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura, além de debater experiências de elaboração e implementação de Planos Municipais de Cultura, bem como, fortalecer e facilitar a formação o funcionamento de fóruns e redes locais em prol da cultura”, destacou Zenaide.