Gurupi recebe nesta sexta-feira (09/08) uma palestra sobre o Programa “Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência” que visa promover a integração e articulação das políticas públicas voltadas ao tema. O evento acontecerá a partir das 13 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Gurupi e é aberto a todos.

A palestra será ministrada por uma consultora do Governo Federal que irá falar sobre como o município deve ainda elaborar projetos para captar recursos voltados a desenvolver ações na área de políticas públicas e direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

O evento é realizado pela Secretaria de Defesa Social do Estado em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Palmas já recebeu a palestra, que depois de Gurupi, deve ser realizada em Araguaína.

Programa Viver Sem Limites

O Governo Federal lançou recentemente o Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Oportunidades, direitos, cidadania para todas as pessoas são objetivos aos quais o Plano está dedicado.

Segundo resultados divulgados pelo IBGE, do Censo 2010, o País possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população.

O Viver sem Limite é um conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação; Inclusão social; Atenção à Saúde e Acessibilidade. Cada ação presente nesses eixos é interdependente e articulada com as demais, construindo redes de serviços e políticas públicas capazes de assegurar um contexto de garantia de diretos para as pessoas com deficiência, considerando suas múltiplas necessidades nos diferentes momentos de suas vidas.