Na tarde da última quinta-feira (08/08), produtores do ramo leiteiro se reuniram na sede da Câmara Municipal de Dueré para tratar de assuntos voltados quanto às melhorias para a classe produtoras da região. Essa reunião foi antecedida pela as cidades de Santa Rita, Crixás, Aliança, e Brejinho de Nazaré, que realizaram palestras no inicio da semana, onde debateram sobre o assunto.

Aproximadamente 15 produtores do ramo leiteiro participaram do encontro, oportunidade em que discutiram sobre a demanda de produção, uma vez que no município a cultura não é vender leite e sim vender o gado de corte. O agropecuarista Quintiliano Mota, produtor de leite afirmou ter bastante interesse em participar do programa leiteiro do município, produzindo em grande escala. “Atualmente produzo em minha propriedade entre 70 a 100 litros de leite/dia, boa parte vendo no município, mas o excedente termina tomando outro destino, as vezes faço queijo, requeijão, em fim não tenho consumidor para o que produzo, se firmar a vinda desse laticínio para a região, eu consigo dobrar o número da produção passando a produzir em grande escala” Disse o agropecuarista.

A reunião foi acompanhada por boa parte de produtores rurais da região, bem como do Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Gurupi Pedro Dias, do Vereador Valdir Martins, do Secretario Municipal de Transporte Nelito Araújo, do Ex- vereador Milton Quiroz atualmente Assessor Técnico do Ruraltins.

Segundo Pedro Dias estas reuniões fazem parte de uma série de ações que visam buscar mecanismo para solucionar possíveis problemas que envolvem a classe produtora de leite na região. “A meta principal desses encontros é achar soluções e de imediato implantar um laticínio em Gurupi, que tem por objetivo atender os produtores das cidades circunvizinhas em um raio de distancia de até 150 quilômetros de Gurupi, vamos nos encontrar mais vezes e em seguida vamos levar resultados das reuniões ao proprietário do Laticínio Leite Piracanjuba, para que o mesmo possa se instalar no município, uma vez que o empresário já demonstrou interesse durante visita em Gurupi”, concluiu.

As próximas cidades a receberem o encontro para as palestras são Alvorada, Figueiropólis e Talismã no dia 16 deste mês e a cidade de Peixe, Jaú e São Valério será no dia 19 de agosto.