A noite de sábado (14/09), em Gurupi, foi marcada pelo lançamento do livro “A Busca”,publicado pela Editora Veloso, de autoria do poeta e estudante de direito Juraci Teles. O evento aconteceu no Centro Cultural Mauro Cunha, e contou com o apoio da secretaria Municipal de cultura e da Academia Gurupiense de Letras.

A Secretária de Cultura de Gurupi, Zenaide Dias Costa, falou da sua alegria em apoiar iniciativas como a do poeta Juraci Teles, que por meio das experiências vividas, agora lança seu primeiro trabalho, onde reúne uma seleção de seus poemas. “É um momento especial para o autor, para sua família e para a cultura de Gurupi, que ganha mais uma obra genuinamente gurupiense. A Secretaria Municipal de Cultura tem buscado incentivar esse tipo de iniciativa e tenho certeza que ele não ficará apenas com essa obra”, destacou Zenaide.

O incentivo dado pela Secretaria Municipal de Cultura ao lançamento do livro de Juraci faz parte das políticas públicas de fomento cultural, apresentadas pela gestão do prefeito Laurez Moreira.

Para a professora, crítica literária, ensaísta e ativista cultural Wellitania Oliveira, que assina o prefácio da obra, semelhante à poética de expressão popular, os textos de Juraci teles são composições estruturadas a partir de um mote, que serve de título, e compostas em estrofes de quatro versos (as quadras), produzidas para serem transmitidas oralmente. Wellitania lembra que o autor mantém a mesma estrutura em quase todos os poemas que compõem esse livro, destacando que sua linguagem é sintética, veloz e funcional.