Produtores rurais de 17 municípios da Região Sul do Estado receberam os kits de máquinas e implementos agrícolas, distribuídos pelo Governo do Tocantins para o plantio da safra 2013/14, na última sexta-feira (08/11). A solenidade aconteceu em Gurupi e contou com a participação de políticos, lideranças e representantes da agricultura familiar da região.

Foram entregues 17 kits, cada um composto por: um trator agrícola traçado, uma grade aradora, uma distribuidora de calcário de arrastro e uma plantadora/adubadora. Os kits foram distribuídos aos municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã, além de Gurupi.

As máquinas e implementos agrícolas, adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), possibilitarão aos agricultores familiares tocantinenses uma economia de até 70% nos gastos com plantio. Este é o caso da agricultora Maria Fernandes de Souza, do Projeto de Assentamento Vale Verde, município de Gurupi, que participou da entrega das máquinas.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, a aquisição das máquinas irá impactar toda a agricultura familiar no Tocantins. “O Governo reconhece a importância dos pequenos produtores e através da aquisição desses equipamentos, queremos proporcionar melhorias nas condições de trabalho e de vida dos mais de 40 mil agricultores familiares tocantinenses”, afirmou Café.

Para o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, que também participou da entrega das máquinas, a agricultura familiar tocantinense necessita de atenção especial.

“Nossos alimentos vêm, essencialmente das pequenas propriedades, que necessitam de todo apoio e investimentos, como a aquisição dessas máquinas”, reforçou Eduardo Siqueira.

Também participaram do evento, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; o presidente do Sindicato Rural de Gurupi, Mauro Carlesse, além de prefeitos, presidentes de sindicatos, parlamentares e demais autoridades.

“Estamos muito felizes com este trabalho e com a parceria que temos mantido com o governo do Estado. Gurupi tem ganhado muito com o apoio do Estado e estamos todos juntos trabalhando para trazer mais benefícios e mais desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou o prefeito Laurez Moreira, ressaltando que Gurupi está com recurso na ordem de R$ 20 milhões para pavimentar Gurupi e que o governador, José Wilson Siqueira Campos, autorizou um recurso importante para o Distrito Industrial e, em breve, o Governo vai anunciar uma parceria do programa Pró Município.