A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Cultura, está realizando durante toda esta semana, uma série de atividades literárias na Biblioteca Pública Municipal Professora Deusina Martins Ribeiro, voltadas, principalmente, para a comunidade estudantil.

A secretária de Cultura do Município, Zenaide Dias da Costa, destacou que a iniciativa, faz parte da programação de eventos em comemoração ao 55° aniversário de Gurupi, sendo que foram convidados intelectuais e professores destacados.

A programação na Biblioteca teve início nesta segunda-feira (11), com a palestra “Gurupi: uma historiografia crítica”,ministrada pelo escritor e jornalista Zacarias Martins, e que foi prestigiada pelo secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero.

Na oportunidade, Martins expôs sua visão crítica e bem humorada sobre o que ele chama de “acontecências de Gurupi” e que, muitas vezes, passam despercebidas por boa parte da população da cidade”

Também estão sendo realizadas durante todo o dia, rodas de leitura, coordenadas por acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Unirg e que também fazem parte do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

No período da tarde, aconteceu a palestra com o acadêmico de Letras Reginaldo Lima, que abordou os gêneros discursivos no conto “Teoria do medalhão”, de Machado de Assis.

Para terça-feira (12/11), está prevista a palestra “História de Gurupi e seus pioneiros”, com o professor e historiador Roberto José Ribeiro, a partir das 08 horas, seguida de roda de leitura de autores tocantinenses. Já no período da tarde, às 13h30 acontece o fórum de exposição e debates sobre as obras indicadas para o Vestibular 2013/1 do Centro Universitário Unirg, sob a coordenação do professor Fabiano Donato.

Na quarta-feira (13), às 08 horas, prossegue as atividades de ontação de histórias e rodas de leitura. Às 14 horas, será apresentado o espetáculo teatral “A chegada de Lampião no inferno”, com os alunos do Centro de Ensino Médio Bom Jesus. Posteriormente, acontece mesa redonda com a professora Maria Wellitania Oliveira, do curso de Letras do Centro Universitário UnirG e alunos do CEM de Gurupi sobre tema O papel do livro digital”.