Nesta quinta-feira (14), Gurupi completa 55 anos de emancipação política. E para comemorar essa data, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu a inauguração da Sala do Artesão, localizada no Centro Cultural Mauro Cunha. Antes, porém, às 06h30, na Casa de Maria, aconteceu a Celebração Eucarística em homenagem à cidade.

De acordo com a secretária de Cultura do município, Zenaide Dias da Costa, com esse espaço os artesãos da cidade poderão comercializar os seus produtos e divulgar melhor a arte produzida na cidade.
“A partir de agora, os artesãos gurupienses têm uma referência. Apoiamos esse projeto e esperamos que outros artistas da cidade nos procurem para que a categoria seja fortalecida, criando mecanismos que possibilitem definitivamente, transformar o artesanato e novas frentes de emprego e renda em Gurupi!, afirmou Zenaide.
A solenidade de inauguração da Sala do Artesão, contou com a apresentação da Banda de Música da Secretaria de Cultura e do Coral Municipal Uirapuru. Logo em seguida, foi inaugurado o Museu Municipal, também, localizado nas dependências do Centro Cultural Mauro Cunha.
A secretária de Saúde informou que o prefeito Laurez Moreira enviará um projeto de lei à Câmara de Vereadores para que esse museu receba a denominação de Memorial Benjamim Rodrigues, numa homenagem ao fundador de Gurupi.
Participara do evento a secretária de Desenvolvimento Social e vice prefeita, Dolores Nunes, o secretário de Comunicação, Núbio Brito, além da deputada estadual, Josi Nunes e do secretário do Idoso, Dida Moreira, a delegada regional de Ensino, Adriana Aguiar, além do vereador Ivanilson Ribeiro, que representou a Câmara de Vereadores, bem como, muitos amantes da cultura.
O Centro Cultural Mauro Cunha também está sediando uma exposição de Artes Visuais e Boneca Ritxoko.

À noite, na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, acontecerão shows musicais com Genésio Tocantins, Dorivan e Chico Chokolate, tendo ainda, a participação especial do Coral da Melhor Idade e dos músico Tiago e Valdemiro. Os alunos do CEM Bom Jesus de Gurupi apresentarão o espetáculo “Suíte dos Pescadores”

No dia 23 de novembro acontecerá o Show Gospel e, no dia 30, se apresenta a Banda Surfsessions, de Brasília no palco do Centro Cultural Mauro Cunha. Toda a programação é aberta ao público.