A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na tarde desta quarta – feira (21/11), a entrega de mais Cartões do Idoso que dá direito ao passe livre em viagens dentro do território nacional brasileiro. A entrega aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e contou com a presença de beneficiados e autoridades do município.

Segundo a Vice-prefeita e Secretaria de Desenvolvimento social Dolores Nunes esse benéfico estava suspenso em Gurupi. “Por determinação e empenho do prefeito Laurez Moreira, juntos aos órgãos competentes esse trabalho voltou. Hoje estamos entregando essas carteiras do idoso que possibilita a ida e vinda de pessoas da melhor idade por este mundo de meu Deus” disse a Secretaria que finalizou desejando que todos viajem bastante.

Ao receber seu cartão, o vendedor ambulante Antônio Bispo de Sales, conhecido popularmente como Aroeira, agradeceu à Deus em primeiro lugar e ao empenho das autoridades em buscar esse beneficio que muito favorece os mais necessitados. “Eu particularmente fico bastante feliz em receber este bem muito valioso, ainda este ano vou passar o natal com familiares em Goiânia, gastando bem pouquinho” enfatizou.

O prefeito Laurez Moreira foi representado pelo Chefe de Gabinete Gutierres Torquato, que falou das diversas ações realizadas pela prefeitura por meio de todas as secretarias municipais. “A administração do prefeito Laurez Moreira por ter na pasta do serviço social uma pessoa como dona Dolores vêm desenvolvendo esse e muitos outros serviços que levam igualdade social a todos” disse o secretario. Ele lembrou ainda que aproximadamente 700 unidades de carteiras já foram entregues e ainda este ano a previsão é que sejam entregues mais. A solenidade também foi acompanhada pelo Secretario Municipal de Idoso Dida Moreira e pelo Gerente de Ação Social Edinho Fernandes.

Sobre a carteira do idoso

A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens intermunicipais ou interestadual, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/03). A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos. O benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens intermunicipais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003.

Para emitir sua carteira, o idoso deve procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na sede da Prefeitura de Gurupi. A Carteira do Idoso traz informações de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além da foto.