O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), acompanhado da deputada estadual Josi Nunes (PMDB) prestigiou, na tarde de ontem (05/12), a solenidade de inauguração do Laboratório da Construção Civil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Gurupi.

Laurez destacou a importância das ações desenvolvidas pelo SENAI em Gurupi, na formação de mão de obra qualificada, em especial, para os profissionais que atuam na indústria da construção civil. “Somente neste ano, o segmento da construção civil no município de Gurupi teve um crescimento extraordinário que ultrapassa a casa dos 30% em comparação ao mesmo período do ano que passou.”, afirmou Laurez, enfatizando que contribuiu para isso, em especial , o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo federal, em parceria com a Prefeitura, que já construiu 1.500 moradias populares somente neste ano, sendo que mais outras 577 estão sendo construídas, devendo ser entregues até maio do próximo ano.

Além do programa minha Casa, Minha Vida, que impulsionou a indústria da construção civil no município, Laurez citou, também, as inúmeras obras de particulares espalhadas pelos quatro cantos da cidade. Ele atribui esse crescimento, em grande parte, às linhas de crédito da Caixa Econômica Federal. “A Caixa tem sido uma grande parceira não só da administração municipal, mas também, da iniciativa privada. E graças a essa parceria, aumentou significativamente o número de novas moradias na cidade”, afirmou o prefeito.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Roberto Pires, informou que a demanda por mão de obra na construção civil levou o SENAI Gurupi a construir mais um laboratório em sua unidade para qualificar profissionais para atuar em canteiros de obras. O novo laboratório conta com uma área de 348 metros quadrados. O SENAI tem como meta para 2014 atender 5.259 matrículas das quais 60% é na unidade fixa e o restante com atendimentos remotos.