Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Os estudos técnicos para a construção do Parque Pouso do Meio, em Gurupi, estão em andamento visando garantir a sustentabilidade do projeto e preservando o meio ambiente. Nesta etapa acontece a sondagem do solo, ação que dá subsídios ao projeto do barramento, que vai represar a água do córrego Pouso do Meio.

Na manhã desta terça-feira, 27, a prefeita Josi Nunes fez uma visita ao local, que será um dos principais cartões postais de Gurupi.  A visita foi para acompanhar mais uma etapa de estudos técnicos que estão sendo realizados na área.

A prefeita Josi Nunes destaca que o Parque do Pouso será uma realidade e que por enquanto a obra está nos estudos preliminares e que isso é essencial para garantir a sustentabilidade do projeto, preservando o meio ambiente. “Estamos realizando essa obra com a parceria do Governo do Estado, por enquanto estamos na fase da realização dos estudos da região”, frisou a prefeita que destacou a importante parceria do Governador Mauro Carlesse e toda equipe do Governo do Estado na execução dessa grande obra, que irá proporcionar mais lazer à comunidade de gurupiense.

Luis Hildebrando Ferreira Paz, arquiteto que acompanha o projeto, destacou que esta etapa de estudos está analisando a viabilidade do lago a ser implantado que terá como objetivo minimizar os impactos de enchentes. “Após a definição desse lago, será feito um concurso para implantação de projetos de arquitetura e urbanismo. O Parque será feito em etapas, respeitando o meio ambiente”, explanou.

O diretor municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, acompanhou a visita e destacou que esta etapa da sondagem do solo dá subsídios ao projeto do barramento, que vai represar a água do córrego Pouso do Meio.  Ele explica que conhecer a topografia do local é extremamente importante e com esse trabalho é possível conhecer a característica do barramento.

O geólogo Jales Nepomoceno, que faz parte do grupo responsável pelo levantamento da parte geológica e hidrológica do local, explicou que o trabalho tem como foco estudar o tipo de solo, de rocha e o tipo de água do subsolo. Nesse estudo será possível identificar se o local é suscetível aos processos erosivos, se tem possibilidade de deslizamentos, entre outras particularidades. Ele adiantou que mesmo estando numa fase preliminar, já se observa que o local é muito propício para a implantação do projeto, pois a área é geograficamente estável.

Parque Pouso do Meio

O Parque Pouso do Meio será uma área de lazer com mais de 200 mil m² e um lago de 130 mil m², construído às margens do Córrego Pouso do Meio, entre a Avenida Goiás e a BR-153.

O Parque Pouso do Meio deve contar com equipamentos para atividades físicas, áreas de descanso em meio à natureza, pistas de caminhada e de ciclismo, além do lago que será formado com o represamento do córrego Pouso do Meio.