O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, sancionou na manhã desta terça-feira (06), o projeto de lei que autoriza os descontos no pagamento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.

“A intenção é facilitar o pagamento e os carnês já começam a serem entregues a partir do dia 15 deste mês. O IPTU representa melhorias para o município e todos devem assumir essa responsabilidade”, afirmou o Prefeito.

O contribuinte que não receber o carnê em sua residência poderá retirá-lo na secretaria de Planejamento e Finanças localizada na Rua 11 entre avenidas Goiás e Maranhão.

Em 2009, a inadimplência foi de cerca de 58%. “O que muda também neste ano é que a cobrança dos débitos será executada pela justiça. A prefeitura, em parceria com a Vara da Fazenda Pública, estamos trabalhando para dar celeridade neste processo. Não queremos forçar ninguém, queremos dar mais facilidades na hora do pagamento, dar comodidade e tranquilidade para que o contribuinte quite o IPTU”, frisou Abdalla.

O pagamento do IPTU 2001 poderá ser feito das seguintes formas:
I – o pagamento à vista do IPTU/2010, com vencimento em 31 de maio de 2010, terá desconto de 60% (sessenta por cento) sobre o valor do imposto;
II – desconto de 50% (cinquenta por cento) no valor do imposto para pagamento do IPTU/2010 no período de 1° a 30 de junho de 2010;
III – desconto de 40% (quarenta por cento) no valor bruto do imposto para pagamento do IPTU/2010 no período de 1° a 31 de julho de 2010;
IV – no caso de pagamento parcelado do IPTU/2010, por opção do contribuinte, será efetuado sem multa e juros, em até 05 (cinco) parcelas mensais e sucessivas com desconto de 40% (quarenta por cento) no valor do imposto, com vencimento da primeira parcela em 31 de maio de 2010.