O prefeito Alexandre Abdalla tomou posse na manhã desta quarta-feira (18), como presidente da Junta do Serviço Militar de Gurupi. A cerimônia, que aconteceu na sede da prefeitura foi presidida pelo Tenente da Junta Militar de Palmas, Vilmar Batista de Sousa.

Alexandre Abdalla destacou a importância da missão que lhe foi conferida. “Temos a consciência da responsabilidade que está em nossas mãos e temos a certeza de que a junta de Gurupi continuará cumprindo com eficácia o seu papel no que se refere ao serviço militar”, ressaltou ainda a luta que muitos jovens têm em ingressarem na carreira militar.

A solenidade de posse também contou com a presença do prefeito de Carirí, Luiz Pompeu, imprensa local, vereadores, secretários e autoridades locais.

Junta Militar

As Juntas Militares são órgãos de execução do Serviço Militar nos municípios, presididas pelos prefeitos municipais, cuja atribuição é fazer o primeiro contato com os jovens que completam 18 anos, vinculando-os às Forças Armadas através do Alistamento. Durante o período entre o alistamento e a desobrigação, entre 18 e 45 anos, a Junta é considerada via expressa para fornecimento de certificados (alistamento, dispensa de incorporação, isenção e carta patente). Também é atribuição do órgão encaminhar solicitações de transferências de residência, adiamentos de incorporações e retificação de dados.