O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, na tarde desta quinta-feira, dia 26, garantiu que o município não medirá esforços para revitalizar o PAIG – Parque Agroindustrial de Gurupi. As declarações aconteceram durante uma reunião na Secretaria de Indústria e Comércio do Tocantins promovida pela Associação das Empresas Agroindustriais de Gurupi – ACEPAIG.
Ao abordar a participação do município na revitalização do Paig, o prefeito falou que a revitalização do Parque é um desafio da sua administração – que tem como meta a geração de emprego e renda para o município. Pediu que todos os políticos e empresários da cidade estejam unidos na luta que, segundo o prefeito, trará desenvolvimento econômico e social para a cidade. “Este projeto está acima dos interesses políticos partidários e, por isso, devemos nos unir com um objetivo em comum, que é substituir os prédios abandonados por empresas que absorvam as pessoas que precisam de emprego. Para isso precisamos muito da ajuda dos órgãos como a Fieto, Acig, Saneatins, Polícia Militar, Secretária Estadual de Planejamento, Secretaria de Indústria e Comércio e do governador Marcelo Miranda que será sempre nosso companheiro e parceiro nesta empreitada”, disse.
Já o presidente da ACEPAIG, Antônio Luiz Costa Filho, disse que a reunião foi um momento ímpar e histórico. “Vamos elaborar um projeto que faça que o Paig seja um Pólo Industrial agregado na Macrorregião Norte do Tocantins para isso vamos dividir responsabilidade e cobrar resultados”, disse.
O Secretário de Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, defendeu a parceria entre os políticos, instituições e empresários. “Não podemos tratar o caso de maneira individual. Vamos caminhar e buscar uma estrutura definitiva para toda macroregião. Hoje ao ver aqueles esqueletos (galpões) remete a uma situação desoladora que atrapalha e imagem do Paig”, disse o secretário.
O presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim, declarou seu apoio a causa. “A situação é grava e não pode ser deixada para o amanhã. Vamos está cobrando do governo Federa, Estadual para a concretização dos investimentos. Não adianta fazer reuniões e depois não fazer nada”.
Na ocasião o superintendente do IEL, ligado ao sistema Fieto, Wagno Milhomem, noticiou que a Federação investirá R$ 200 mil em um Plano de Desenvolvimento da Região. “Vamos realizar um estudo para criar uma matriz de planejamento para que possamos despejar informações sócio-educacional, infraestrutura e política de qualificação de mão de obra. É preciso elaborar um documento inteligente para colocarmos no papel, Gurupi no Centro do Desenvolvimento”, informou.
Os investimentos na revitalização do Paig também foi defendido pelo deputado federal Laurez Moreira. “Quem dá emprego é a classe empresarial e para isso devemos lutar não só na infraestruturação do Paig, mas também lutar para diminuir a carga tributária”, defendeu.
O presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Jonas Barros, disse que foi a primeira vez que se vê políticos e empresários sentados numa mesma mesa para discutir sobre os problemas do Paig. “Acredito, agora sim, que o Parque Agroindustrial passará pela tão esperada reestruturação. Gostaria que o governador Marcelo Miranda incluísse o parque no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Tocantins.
De imediato o comandante de Policiamento do Interior, Cel. Pires, noticiou que polícia estará colocando o Posto Policial no Paig. Em contrapartida a prefeitura doará as instalações. O superintendente da Saneatins, José Vicente, informou que a Saneatins estará realizando um projeto para colocar água potável no Parque.
Participaram da reunião o prefeito Alexandre Abdalla que estava acompanhado do vice Carlos Barcellos e do chefe de Gabinete Ivan Coelho, secretário de Indústria e Comércio, Eudoro Pedroza, empresários, vereadores e representantes da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG), Celtins, Polícia Militar, Saneatins, deputado federal Laurez Moreira e os deputados estaduais Ângelo Agnolin, Eduardo do Dertins, Josi Nunes e o presidente da Assembléia Legislativa Carlos Henrique Gaguim.
Sobre o Paig
As Empresas instaladas no PAIG – Parque Agro Industrial de Gurupi geram 1.565 empregos diretos, mais 6.589 indiretos, exportam para 18 estados brasileiros e 26 países no mundo. As maiores empresas geradoras de impostos e postos de trabalho desde a criação do Estado do Tocantins estão no PAIG.
REIVINDICAÇÕES
01)- PAVIMENTAÇÃO ASFÀLTICA VIAS INTERNAS(T S D)……. 50.000/M2.
02)- MEIO FIOS COM SARGETAS……………………………………… 10.000/MTS.
03)- CONSTRUÇÕES DE BUEIROS ……………………………………. 02/UND.
04)- REBAIXAMENTO REDE ELETRICA ……………………………….. 5.000/MTS.
05)- SINALIZAÇÃO HORIZONTAL ……………………………………… 400 /M2.
06)- SINALIZAÇÃO VERTICAL ………………………………………….. 80/UND.
07)- RECAPEAMENTO DO PAVIMENTO ASFALTICO…………….. . 100.000/M2.
08)- ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO ( CANTEIROS CENTRAIS).. 25.000/M2.
09)- REDE DE AGUA POTAVÉL ………………………………………… 10.000/MTS.
10)- CONSTRUÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS…………………….. 10/UND.
11)- CRECHE PARA 200 CRIANÇAS……………………………….. 01/UND.
12)- POSTO POLICIAL………………………………………………… 01/UND.
13)- POSTO DE BOMBEIRO…………………………………………. 01/UND.
14)- DUPLICAÇÃO C/ CICLOVIA DA VIA DE ACESSO GURUPI / PAIG C/
ILUMINAÇÃO …………………………………………………. 10 KM.
15)- PAVIMENTAÇÃO C/ ILUMINAÇÃO DA VIA DE ACESSO: GURUPÍ / BR:
153 (via POSTO DÉCIO)………………………………………….. 04 KM.
VALOR ESTIMADO DAS REIVINDICAÇÕES……………….. R$ 9.382.500,00(Nove Milhões e Trezentos oitenta Dois Mil e Quinhentos reais).
