Na pauta de discussões da 8ª reunião do comitê, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 17, foram discutidos o sucesso da manutenção das política adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde que fizeram com que caíssem drasticamente os índices de notificações e a importância da participação da comunidade em erradicar a doença.

Quando se trata do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, todos são unânimes que o principal agente de combate é a própria comunidade. No Comitê foi discutido o papel da sociedade nas medidas para controlar ou acabar com a dengue no município. Representantes da sociedade e do poder Público, como o promotor de Justiça Alzemiro Wilson Peres Freitas, prefeito Alexandre Abdalla, secretário de Saúde Geraldo Alves Teixeira, a coordenadora da Dengue no município Thainara Borjack, assim como os demais participantes, foram unânimes quando se trata a questão da busca de soluções para a manutenção da limpeza dos lotes vagos na cidade. Ocasião em que o promotor Alzemiro sugeriu ao poder Executivo adoção de ações punitivas às pessoas que não mantêm seus lotes limpos. Freitas sugeriu que está medida seja feita em conjunto com o Poder Executivo e imobiliárias no sentido de sensibilizar os investidores deste mercado, onde muitas vezes, por especulação, compra lotes e não os mantêm limpos.

A coordenadora do programa municipal de combate a Dengue, Thayna Boechat, enfocou o sucesso da queda dos índices dos casos de dengue no município. Boechat disse que em 2007 foram notificados 1038 casos e confirmados 760, em 2008 foram notificados 379 e confirmados 194 e em 2009 a queda nos casos acentuou ainda mais, onde só forma notificados 79 casos e confirmados 03.

Dentre os que participaram da reunião estavam o prefeito Municipal Alexandre Abdalla, representantes do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Alves Teixeira, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Sesi, Dertins e das polícias Militar, Ambiental e Corpo de Bombeiros.