A segunda edição do curso técnico de formação para funcionários da educação – Profuncionário iniciará no próximo dia 22 de abril e beneficiará 72 servidores administrativos nas áreas de técnico em Infra-estrutura escolar e em alimentação escolar – dirigido aos auxiliares de serviços gerais, vigias e merendeiras.

A proposta pedagógica é contribuir para a construção da identidade profissional desse segmento no sentido de elevar o padrão de qualidade dos serviços prestados e democratizar a escola como espaço público.

De acordo com supervisora do programa, Cinara Inácio Barros de Melo, os resultados têm sido bastantes positivos. “O curso traz uma visão mais democrática da escola, onde são realizados trabalhos dentro do contexto escolar. São oferecidos aos profissionais oportunidade de se identificarem como educadores e, com isso, são motivados para atuarem de forma mais ativa em todo processo educacional”, ressalta Melo.

Para aluna da primeira turma, Claúdia Milhomem de Brito, o curso Técnico em Alimentação Escolar a deixou mais preparada para o mercado de trabalho. “O curso ofertado estava dentro da área na qual trabalho. Foi uma oportunidade para qualificação, com isso estou mais preparada e ciente da importância da função que exerço”, explica Claúdia.

Sobre o Pró-funcionário

A primeira edição aconteceu em fevereiro de 2006 e se estendeu até setembro de 2008. Os encontros são 20% presenciais e 80% á distancia e acompanhados por duas tutoras. Os presenciais acontecerão três vezes ao mês no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho.

Parceiros

O Profuncionário conta com as parceiras do Ministério da Educação – MEC, União Nacional dos Dirigentes Municipais – UNDIME, Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, Centro Federal de Educação Técnica do Maranhão CEFET/MA e Secretaria Municipal da Educação de Gurupi.