A Prefeitura Municipal de Gurupi, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, fará nesta sexta-feira, dia 03, o lançamento oficial do Projeto “Palco e Platéia”. A cerimônia de lançamento acontecerá no pátio da Escola Municipal José Pereira da Cruz, situado na Vila São José, às 09h00 com apresentação da Banda “Tocan-Bores”, composta por 10 integrantes adolescentes, com uma esquete teatral intitulada “Josef Kimbler”, pelos atores Fábio Moreno e Débora Cruz e um número de dança com os dançarinos Richard Teixeira e Nardha Calaça, contará com a presença do Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Dr. Alexandre Tadeu Salomão Abdalla, do Secretário de Educação, Antonio Carlos “Pakalolo” Barbazia e do presidente da Fundação Cultural de Gurupi, Francisco de Sousa Pereira, o Chico Chokolate.

Segundo Chico Chokolate, o projeto “Palco e Platéia” tem como objetivos formar artistas e incentivar novas platéias, aproveitar a mão-de-obra dos agentes culturais locais, criar oportunidades de emprego e renda por meio da arte, oferecer alternativas de entretenimento, além de envolver crianças e adolescentes menos favorecidos em atividades educativas e edificadoras. Serão utilizados por contratos e parcerias, técnicos nas áreas de: artesanato, dança, literatura, música, artes plásticas (pintura e desenho) e teatro. Poderão participar estudantes da rede municipal de ensino, devidamente inscritos, nos próprios locais de realização das etapas do Projeto.

Ainda segundo Chokolate, para viabilizar o projeto, a cidade será dividida em regiões, levando em consideração a densidade populacional dos bairros. Inicialmente, os principais pontos de apoio para o projeto serão as escolas municipais. Por região, durante o mês, serão ministradas aulas gratuitas cinco dias por semana no período noturno e as ações serão desenvolvidas entre os meses de abril e junho e de agosto a novembro. “Nesta primeira etapa, serão oferecidas oficinas de percussão, por meio do projeto “Tocan-Bores”, com o músico Jubiabá, de artes plásticas com a técnica de óleo sobre tela a ser ministrada pelo artista Edson Souza, teatro com o ator Fábio Moreno da Os Feios Cia de Teatro, e, por fim, dança, com o dançarino Richard Teixeira”, disse Chokolate.

Finalizando, o presidente da Fundação Cultural de Gurupi afirmou que esta iniciativa é está sendo colocada em prática graças às parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, com o empenho particular do secretario Pakalolo e da Escola Municipal José Pereira da Cruz, na pessoa da diretora Maria Helena Bispo.