A escolha da primeira presidente aconteceu nesta terça-feira, 13, no salão de reunião na prefeitura Municipal de Gurupi, onde Maria do Socorro Gonçalves de Souza assumiu a presidência e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Rosangela Moreira Aguiar, assumiu a vice-presidência.

Ao criar o Conselho Municipal de Segurança o município de Gurupi deu mais um salto em direção da segurança alimentar e nutricional. “É um grande passo para a elaboração das políticas ligadas à alimentação. É por isso, que a Prefeitura tem apoiado a criação desde seus primeiros passos e, para que o Conselho nasça fortalecido e, colocamos à disposição dos conselheiros, a estrutura de quatro secretarias, dentre elas destaco a de Desenvolvimento Social e a de Educação”, disse o prefeito.

A presidente Maria do Socorro falou sobre a atuação e o papel do Conselho. “È uma grande responsabilidade para nós e, para que as coisas andem, peço que os conselheiros e a comunidade me cobrem e me ajude no que for preciso”, pediu.

O conselho tem o papel de elaborar a política local de Segurança Alimentar e Nutricional e atua em sintonia com as diretrizes traçadas pelos conselhos estaduais e nacional; orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades; e articulam a participação da sociedade civil.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal de Segurança Pública é apoiado pela Prefeitura Municipal de Gurupi e irá orientar a implantação de programas sociais ligados à alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades.

O Conselho congrega dois setores da sociedade, representados pelo poder público e por entidades ou instituições.

As secretarias que representarão a Prefeitura são: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Comércio, Indústria e Agricultura.

Os institutos não governamentais são: Igreja Evangélica Quadrangular, Associação dos Produtores do Assentamento Vale Verde, Sindicato Rural de Gurupi, Casa de Maria, Associação de Pequenos Produtores Rurais, Loja Maçônica Amor e Justiça, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Federação do Comércio do Estado do Tocantins.