A realidade do “Programa Cidade Digital” chegou mais próximo dos habitantes de Gurupi depois que a Prefeitura sinalizou juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia o início de um estudo para que o município possa ser o primeiro do Tocantins a ter acesso gratuito à Internet em alta velocidade. Segundo o prefeito Alexandre Abdalla, o projeto tem como foco a modernização da administração pública e a inclusão social de comunidades carentes como as dos setores Santa Rita, Pedroso e Vila Industrial, podendo se estender à zona rural, como a região do Trevo da Praia.

Para Roosevelt, o MCT dispõe de orçamento e, em contrapartida, o município entrará com a elaboração do projeto e 10% dos investimentos. “Esta contrapartida pode vir por meio de terreno para instalação de torres e de serviços. Depois do projeto aprovado será licitado e poderá ser iniciado no prazo de 60 a 90 dias”, disse.

O prefeito Alexandre Abdalla informou que o município não medirá esforços para adentrar no programa que, segundo o ele, irá dar condições aos menos favorecidos, oportunizará a qualificação profissional, integrará o município por meio dos Telecentros e dará condições de modernizar a administração pública. “Além de permitir a inclusão digital, este projeto dará condições para modernizarmos a administração pública por meio da interligação dos Postos de Saúde, escolas municipais e demais estruturas que envolvem o município”, disse.

O Coordenador do Núcleo de Tecnologia do Centro Universitário Unirg, Bismak Rodrigues, informou que a instituição já vinha estudando, em menor escala, um estudo paralelo ao do MCT; que para Roosevelt, poderá ser reaproveitado e, com isso, “dará mais agilidade e aceleração ao projeto”.

O projeto conta com instalação de torres em pontos estratégicos para iluminar com redes de Internet sem fio toda a cidade e parte da zona rural. “O projeto pode também contemplar as Lan houses que poderão auxiliar na inclusão digital por meio de recompensa em troco do sinal”, disse.