Com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar” a Secretaria Municipal de Saúde realizará no próximo sábado 20 de junho a Primeira etapa da Campanha de Vacinação Infantil.

A intenção é chamar a atenção de todos os pais ou responsáveis por crianças menores de 5 anos para comparecer em qualquer Unidade Básica de Saúde ou Posto de Vacinação levando a criança para receber a dose (duas gotas) da vacina Sabin e assim contribuir para a manutenção da erradicação da poliomielite nas Américas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Zélia Japiassú a proposta do município é vacinar toda criança de 0 dia até 4 anos 11 meses e 29 dias de vida, alcançando cobertura mínima de 95% da população menor de 5 anos de idade.

“Nossa meta é vacinar no dia 20 de junho 6.396 crianças com as gotas da vacina Sabin, garantindo assim a proteção”, conclui a coordenadora.

Vinte e oito postos fixos e seis equipes volantes estarão funcionando das 8h às 17h. Já na zona rural a 1ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação acontecerá no período de 22 a 30 de junho, quando os técnicos da Saúde visitarão as propriedades rurais, assentamentos e povoados da região.

Histórico

Desde o ano de 1980 o Ministério da Saúde em articulação com as secretarias estaduais e municipais de Saúde mantém o compromisso de realizar os dias nacionais de vacinação, buscando superar o desafio de alcançar altas coberturas vacinais de forma homogênea e assim obter a certificação da erradicação da poliomielite no Brasil.

O Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão do poliovírus selvagem. No entanto, para evitar a reintrodução do poliovírus ainda presente de forma endêmica em quatro países, é necessário manter e promover jornadas anuais de vacinação