A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Neste dia todos os brasileiros comemoram, e em Gurupi a segunda-feira não será diferente, o evento contará com uma programação diversificada e começará bem cedo a partir das 07 horas da manhã.

Para o secretario a Educação Antonio Carlos Pakalolo o desfile é uma forma de incentivo ao patriotismo, “o civismo e a cidadania é algo de fundamental importância para a vida do cidadão, nós Gurupienses já a mais de 4 anos resgatamos esta prática do desfile Cívico Militar em comemoração a Independência do Brasil”.

Um evento como este é de grade importância para nossa cidade, pois não deixam que o amor à pátria fique esquecido, as crianças se empenham ao máximo para apresentarem coisas bonitas para a comunidade, “nossos alunos a cada ano se motivam ainda mais pelos incentivos dos professores, coordenadores e diretores, se fosse possível colocaríamos todos os mais de 6.000 alunos na avenida, mesmo assim irão desfilar cerca de 2.000 de 16 escolas municipais”, frisou o secretario.

Todos os anos em Gurupi o desfile cívico atrai centenas de pessoas que se reúnem tradicionalmente em frente a prefeitura para aguardar a abertura do evento com o canto do Hino Nacional e hasteamento da bandeira. Logo depois os alunos entram na avenida com um desfile com temas diversos que marcaram o Brasil, fanfarras alegram a marcha, existem escolas que estão a mais de 60 dias ensaiando seus alunos para fazer bonito na avenida.

Programação:

7:00H – Organização das Escolas em frente à Prefeitura e composição para hasteamento da Bandeira pela policia.

7:30h – hasteamento do pavilhão nacional.

8:00H

– Inicio do Desfile e composição do palanque de autoridades.

Entrada da Banda Silny Rodrigues Miranda e escolas Municipais na avenida.

Saída da Banda Municipal.

Entrada da Fanfarra Municipal na Avenida Goiás.

Veículos da Secretaria Municipal da Educação

Município convidado – Sucupira – Escola Municipal Machado de Assis

Saída da fanfarra Municipal

Escolas Estaduais

Saída da fanfarra Estadual

Finalização: Apreentação do cursinho Pré-vestibular, Grupo de Capoeira, Desbravadores, CIPAMA, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.