O prefeito Alexandre Abdalla e o presidente da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves (o Juquinha) receberam na manhã deste sábado, 24, o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, o senador João Ribeiro, deputados estaduais, federais e autoridades estadual e local para o lançamento do trecho da ferrovia que envolve o município de Gurupi.

O investimento total para a implantação do trecho de 212 km, cuja obra já iniciou, é de R$ 700 milhões e engloba os municípios de Fátima, Crixás, Aliança, Gurupi, Cariri, Figueirópolis e Alvorada. “Nós viemos aqui com o prefeito Abdalla e com o governador Carlos Gaguim para dar o pontapé inicial deste trecho aqui com custo de mais de R$ 700 milhões. O dinheiro já está na Valec e os investimentos vai gerar mais de 3 mil empregos diretos e cerca de quase 10 mil indiretos”, informou o presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha.

O prefeito Alexandre Abdalla destacou que os investimentos irá favorecer à industrialização do município. “É um momento histórico para todos nós e que a partir de hoje irá contribuir para melhorar a qualidade de vida do nosso povo por meio do desenvolvimento econômico que está ferrovia irá promover. Isso representa um grande passo para a industrialização da nossa região e também do Tocantins”, declarou o prefeito Abdalla.

Já o governador o governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, enfatizou a importância da bancada federal e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na realização da obras. “Sem o presidente Lula, sem a nossa bancada federal juntamente com os prefeitos e vereadores nós não estaríamos aqui hoje lançando uma obra que vai tirar muita gente da pobreza e muita gente da dificuldade”, disse o governador, que ressaltou a sua afinidade por Gurupi “Foi em Gurupi que eu comecei a minha vida política e de assessor, então isso nos dá muita força para trabalhar muito com os meus deputados, com o meu prefeito e com os meus vereadores”.

O coordenador da bancada federal do Tocantins, senador João Ribeiro, noticiou que a conclusão da ferrovia se dará no final de 2010. “Estaremos junto com o prefeito Abdalla, governador Gaguim e o presidente Lula inaugurando esta grande obra no final de 2010”, disse.

De acordo com o vice-prefeito Carlos Barcellos, o resultado da ferrovia virá a médio e longo prazo. “A médio prazo serão os benefícios para as empresas que já estão instaladas aqui e a longo prazo será após o governo federal rever as políticas agrícolas no sentido de que haja aqui grandes pólos, não só agrícolas, mas também de produção da área de biocombustiveis. Nós detemos hoje a maior extensão de varjões e o governo federal tem que rever as políticas para que a região venha desenvolver sua potencialidade e a ferrovia será a redenção desta região”, declarou..