Uma parceria entre o Governo Municipal de Gurupi e o Ministério da Educação permitiu que alunos da rede municipal de Gurupi que possuem os mais variados tipos de necessidades especiais sejam contemplados com salas de Recursos Multifuncionais.

As salas de Recursos Multifuncionais só foi possível devido ao município aderir ao compromisso do programa “Todos pela Educação”, que inclui também elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR, e o registro no Censo Escolar MECINEP/2008 de matricula de alunos com deficiência.

Estes alunos serão atendidos duas vezes por semana, por uma professora especializada em Atendimento Especializado – AEE e uma vez com a Equipe itinerante de Inclusão com acompanhamento de uma psicóloga e uma fonoaudióloga. “Em nossa escola o programa está alcançando sucesso, devido à interação do gestor, equipe escolar, equipe itinerante, professores de sala comum e professor de AEE e com a colaboração e apóio dos pais”, garante a diretora da Escola Odair Lucio que já possui desde 2007 a sala de Recursos Multifuncionais.

Sobre as salas de Recursos Multifuncionais

A construção das Salas de Recursos Multifuncionais na Rede Municipal de Ensino contribui com a política de inclusão determinada pelo prefeito Alexandre Abdalla e tem como objetivo tornar a escola um espaço democrático que acolha e garanta a permanência de todos os alunos, sem distinção social, cultural, étnica de gênero ou em razão de deficiência e características pessoais. “Esta Sala propicia o atendimento educacional especializado que visa subsidiar técnica e pedagogicamente a organização dos serviços de atendimento educacional que favoreça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do Ensino Regular”, enfatizou a Coordenadora do Programa de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação Gisele Ferreira dos Santos.

Cinco escolas da rede municipal de ensino receberão ainda este ano salas de Recursos Multifuncionais adaptadas para deficiente áudio visual, oferecido pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Especial – SEESP. Sendo que há cinco anos já existem em Gurupi quatro escolas que trabalham com salas adaptadas e agora outras cinco foram contempladas com beneficio. São elas: Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim, Escola Municipal Vila Nova, Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, Escola Municipal Antonio de Almeida Veras e Escola Municipal Antonio Lino de Sousa.

Segundo o Secretario da Educação, Antônio Carlos Pakalolo, os equipamentos oferecidos pelo SEESP já estão nas escolas e as construções das salas iniciaram nesta semana e o prazo para entrega será de apenas 30 dias.

Composição das salas

O Tipo I é constituído de Microcomputadores, Fones de Ouvidos, Scaner, Impressora Laser, Teclado com Colméia, Mouse com entrada para acionador, Lupa Eletrônica, Bandinha Rítmica, Dominó, Material Dourado, Esquema Corporal, Memória de Numerais, Tapete quebra-cabeças, Software para Comunicação Alternativa, Sacolão Criativo, Quebra-cabeças sobrepostos (Sequência Lógica), Dominó de animais em Língua de Sinais, Memória de Antônimos em língua de Sinais, Conjunto de Lupas Manuais, Dominó com Textura, Plano Inclinado (Estante para Leitura), Mesa Redonda, Cadeiras para computador, cadeiras para mesa redonda, Armário, Mesa para Computador, Mesa para Impressora e Quadro Melanínico.

O Tipo II, além de todos os equipamentos do Tipo I é complementado ainda com Impressora Braille, Máquina Braille, Reglete de Mesa, Punção, Sorobã, Guia de Assinatura, Globo Terrestre Adaptado, Kit de Desenho Geométrico Adaptado, Calculadora Sonora, Software para Produção de Desenhos Gráficos e Táteis.