O secretário de Saúde, Geraldo Alves Teixeira, durante a entrega da Unidade I em referencia em Fisioterapia e Farmácia no Setor Jardim Eldorado noticiou que a política da sua pasta atingirá uma inovação na saúde da macro-região sul do Tocantins, que corresponde 18 municípios.

Acompanhado do prefeito Alexandre Abdalla e da primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla, do presidente de Fundação Unirg, Ezemir Nunes, e de seu reitor Marcos Sobreira Peixoto, dos vereadores e dos acadêmicos dos cursos de fisioterapia e farmácia o secretário de Saúde de Gurupi, Geraldo Teixeira, deu início ao projeto que irá favorecer grandes transformações na saúde pública do município. Uma delas é implantação da primeira Unidade de Referência em Fisioterapia e Farmácia de Gurupi que irá possibilitar aos usuários da rede municipal de saúde atendimento personalizado e economia aos cofres público. “Todos os serviços de fisioterapia estão centralizados na Unidade de Referência. É daqui que se destina o encaminhamento ambulatorial ou domiciliar, seja para o setor São José, Vila Íris ou Sol Nascente”, disse a coordenadora da equipe de Fisioterapia, Cristiane Soares Borges.

O prefeito Alexandre Abdalla lembrou que os trabalhos da Unidade I em referencia em Fisioterapia irá humanizar e democratizar o atendimento psico-físico-social dos pacientes que sofreram lesões e que não têm condições de custear acompanhamento profissional. “Aqui a pessoa que possui má formação congênita ou que sofreu acidente e que não têm condição de custear um tratamento terá o tratamento totalmente de graça. Os que não tiverem condição de se deslocar receberão o atendimento na sua residência”, disse o prefeito.

A Coordenadora de Estágio do curso de Farmácia da Unirg, Eliana Maria Dias Chiacchio, esclareceu que a centralização da Farmácia permitirá melhor controle do uso dos medicamentos e um contato direto do pacientes com os farmacêuticos, que estarão disponíveis na farmácia das 07h às 22h. Neste período haverá palestras direcionadas ao uso correto do medicamento, mecanismo de ação do remédio e trabalho de sensibilização para uma melhor adesão ao uso consciente dos medicamentos. “A farmácia é uma grande conquista que irá permitir à comunidade receber atendimento individualizado. O grande diferencial é a atenção pessoal que será feita pelo farmacêutico ao paciente”, conclui.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Teixeira, a falta de recursos não impediu que sua equipe projetasse bons trabalhos, e que a parceria com o Centro Universitário Unirg, além de melhorar a qualidade da saúde pública, permite aos acadêmicos de farmácia e fisioterapia a saírem da faculdade prontos para trabalhar. Disse também que a Unidade I em referencia de Farmácia irá possibilitar o controle do estoque de medicamento, e, consequentemente, diminuirá os custos. “Estaremos propiciando um maior e melhor campo de aprendizado para os acadêmicos da faculdade de farmácia uma vez que os mesmos estão sendo supervisionados pelos professores da faculdade”. Com relação a Clinica de Fisioterapia o secretário ressaltou que a unidade vai oferecer atendimento aos que necessitam de tratamento. “Esses pacientes serão atendidos tanto nas unidades quanto em suas próprias casas, se o caso assim requerer”, disse.

Modernização

Com entusiasmo o secretário de Saúde anunciou os avanços da saúde no município em sua gestão, destacando a saúde bucal que se tornou referencia não só para o Estado, mas também para o Brasil.

Disse ainda que devido Gurupi ser um Centro de Referencia em Saúde, o prefeito Alexandre Abdalla encarou o desafio de implantar nos próximos meses vários programas voltados à excelência na saúde pública. Dentre eles o secretário destacou a implantação de uma Ouvidoria, de uma Teleconsulta onde o cidadão poderá marcar sua consulta por telefone e do Telemedicina que será voltada aos 18 municípios que envolvem a macroregião de Gurupi. Segundo o secretário neste programa, que vem sendo usado no Brasil desde a década de 1990, os profissionais de saúde poderão usar a tecnologia da informação para prevenção, diagnósticos, tratamento de doenças e videoconferência médica. “Esta é a primeira Unidade de outras que serão abertas na cidade com os mesmos moldes, pois ainda pretendemos criar clinicas em outros setores e também implantar a Ouvidoria da Saúde, Teleconsultas – que é o agendamento de consultas por telefone, e o Telemedicina que permitirá dar orientação aos médicos da região sul através da tecnologia da informação e comunicação”, informou.