Geral|

Compartilhe:

Sapataria de Órtese inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29, pelo prefeito Alexandre Abdalla e pelo secretário de Saúde Dr. Geraldo Teixeira possibilitará portadores de sequelas de Hanseníase e de diabetes mais qualidade de vida.

Uma das piores barreiras para o hanseniano é o preconceito e a cura da doença; que segundo a médica especialista na área que atua na Secretária Municipal de Gurupi, Drª. Eucyane Brechara Patrícia Croci, somente em 2008 a Coordenação Municipal de Hanseníase registrou mais de 160 casos em Gurupi, desta doença milenar que afeta pessoas de todas as classes sociais. “A melhor maneira de reverter o quadro é o acesso a informação, pois se trata de uma doença infectocontagiosa que afeta, principalmente, pessoas desnutridas e com baixa imunidade. Hanseníase tem cura, mas a sequela é incurável e por isso deve ser tratada antes que o paciente seja sequelado”, disse Eucyane.

Foi pensando em melhorar a qualidade de vida dos sequelados que surgiu a parceria entre a Secretária Municipal de Gurupi, Associação NLR Brasil (ONG Holandesa parceira do Tocantins que atua desde 1996) e Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, que possibilitou aos pacientes sequelados de Gurupi e de outros 17 municípios circunvizinho terem a oportunidade de receber gratuitamente aparelhos e sandálias adaptadas para cada caso. “É um presente para as pessoas que ficaram com sequelas da Hanseníase e como profissional da área de saúde vejo que um dos melhores caminhos para diminuir o número de casos é a prevenção e a procura de tratamento para diagnóstico precoce”, declarou o prefeito Alexandre Abdalla.

Os ganhos para a comunidade foram destacados pelo Secretario Municipal de Saúde, Dr. Geraldo Teixeira, que na oportunidade destacou as melhorias no atendimento aos portadores de hanseníase. “É em função das pessoas sequeladas pela hanseníase que estamos inaugurando essa oficina e apesar das dificuldades estamos conseguindo superar os obstáculos”, disse.

Para a coordenadora da oficina Dr. Mônica Paula a oficina irá diminuir o grau de incapacidade, pois ela visa diminuir as sequelas oriundas da hanseníase e diabetes com perda da sensibilidade que leva a ulcera plantar. E com relação às perspectivas futuras para a oficina disse “não adianta só o tratamento medicamentoso, temos que evitar e tratar sequelas desde o inicio e também trataremos e diminuiremos o sofrimento dessas pessoas”.

Sobre a Órtese

A finalidade da Órtese para os pés é diminuir a pressão excessiva na superfície plantar, amortecer impacto, diminuir o atrito, acomodar as deformidades, dar suporte, estabilidade e limitar movimentos quando necessário, além de diminuir o desconforto do preconceito.

Comments are closed.

Close Search Window