A coordenação do programa DST – Aids e a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira, 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, uma programação especial para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de vencer o preconceito e lutar contra o vírus.

De acordo com a coordenadora do programa, Maria Auxiliadora Aires, a parceria com outras secretarias é extremamente importante nesse momento em que todos devem estar envolvidos na prevenção. “Todos têm sua parcela de contribuição. Hoje foi uma data para lembrarmos a importância de lutar contra o preconceito e a prevenção, mas a batalha acontece todos os dias”, lembrou a coordenadora.

O tema da campanha lançada pelo Ministério da Saúde este ano é o preconceito contra soropositivos. O lema da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids – “Viver com Aids é possível. Com o preconceito não” – é uma resposta às pesquisas que mostram que as pessoas têm preconceito, apesar de conhecerem as formas de transmissão do vírus.

O número de casos de HIV em Gurupi é estável. De acordo com a Secretaria de Saúde de 1992 até hoje foram registrados 77 casos de HIV e 96 casos de AIDS. Nesse período foram registrados 47 óbitos.

O prefeito Alexandre Abdalla falou da importância de trabalhar a prevenção. “É uma luta contínua e todos nós temos que atuar. A imprensa tem também um papel decisivo nessa batalha, já que leva a informação a todos os lugares”, frisou o prefeito.

A banda da Polícia Militar realizou apresentações e ao final em um gesto de união balões vermelhos foram soltos para simbolizar o fim do preconceito.

Diferença entre HIV e AIDS

HIV é o vírus da imunodeficiência humana. Aids é o nome da doença causada por esse vírus. Ha pessoas que são portadoras de HIV, mas não tem queda da imunidade ou qualquer outro sinal da doença (chamadas de HIV positivas ou soropositivas)