Visando preparar os presidentes de associações de moradores para a 4ª Conferência Estadual e 1ª Municipal das Cidades, que se inicia na próxima sexta-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Habitação promoveu na última sexta-feira, 15, um debate para prepará-los para as discussões que envolvem o desenvolvimento urbano das cidades.

“Foi a maneira que encontramos para envolver os presidentes de associações para que eles cheguem preparados à conferencia e apresentem suas idéias e saibam participar com mais energia dos debates”, explicou Carlos Souza, secretário de habitação de Gurupi.

Souza explicou que durante a Conferência os debates serão divididos em quatro eixos, com temáticas que envolvem a criação de conselhos das cidades, planos diretores, habitação, saneamento básico entre outras. “Sabendo de cada eixo, essas lideranças poderão participar onde mais possuem identificação”, finalizou Souza.

A Conferência terá a temática: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”, contará com a presença do prefeito Alexandre Abdalla, do Secretário Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano Eduardo do Dertins, do secretário municipal de Habitação, Carlos Souza e representantes do poder Executivo, Legislativo, movimentos populares e entidades de 18 municípios da região Sul. Serão elaboradas propostas e escolha de delegados que serão eleitos para representar a regional na etapa estadual que acontecerá em Palmas e posteriormente para a Federal.

Programação:

Inscrições e café da manhã

Abertura oficial
Composição da mesa de honra e pronunciamentos

Apresentação dos eixos temáticos (30 minutos para cada eixo)

Eixo 1: Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal

Eixo 2- Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano

Eixo 3- A integração da política urbana no território: política fundiária, habitação, saneamento e mobilidade e acessibilidade urbana