Estão abertas até o dia 05 de março as inscrições para o programa Pró-Jovem Urbano, realizado pela Prefeitura de Gurupi em parceria com os Governos Federal e Estadual. O principal objetivo do programa é elevar o grau de escolaridade, proporcionar a qualificação para o mercado de trabalho, além de auxiliar os jovens incentivando a participação cidadã.

Em Gurupi o Pró-Jovem Urbano é coordenado pela gerência municipal de esporte e juventude. As inscrições podem ser feitas no período da manhã, na sede da gerência, localizada na Rua 11 entre as avenidas Goiás e Maranhão.

Estão sendo oferecidas 400 vagas para jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não tenham concluído o ensino fundamental. Além da elevação da escolaridade, os alunos recebem qualificação profissional de 18 meses. Nesta etapa estão sendo oferecidos em Gurupi os cursos de corte e costura, eletricista e construção civil. Durante o Pró-Jovem Urbano os estudantes recebem uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês.

De acordo com o gerente municipal de esporte e juventude de Gurupi, Iran França, as aulas começam no dia 26 de abril e serão realizadas na Escola Estadual Waldir Lins e na Escola Municipal Antônio Lino. “O Pró-Jovem Urbano é uma oportunidade que aquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental tem para terminar seus estudos e ainda ter um curso profissionalizante. A ideia é oportunizar qualificação para que estes jovens conquistem uma vaga no mercado de trabalho”, frisou França.