A Secretaria Municipal de Saúde por meio da coordenação de Tuberculose estará realizando durante os dias 22 a 26 de fevereiro, uma “Capacitação de Padronização da Técnica de Aplicação e Leitura Teste Tuberculínico (PPD – Derivado Protéico Purificado) para descentralização do procedimento da técnica e atendimento dos internos da unidade hospitalar, bem como ampliação do serviço de atendimento do teste para a Unidade Básica de Saúde-UBS do setor Sol Nascente, com intuito de atender também a demanda dos usuários das UBS do setor Parque das Acácias, Pedroso e Waldir Lins.

O evento será na Policlínica Dr. Luiz Santos Filho com inicio ás 8:h, possibilitará a realização da “Pesquisa de Prevalência de Infecção Tuberculose nos Profissionais da Saúde do Município”, com objetivo de montar estratégias de prevenção do agravo tuberculose nas unidades mediante convocação do Secretario Municipal de Saúde. Estaremos atendendo também a população municipal que queira saber se já tiveram contato com o bacilo da tuberculose. O Secretário de Saúde Jose Henrique será o primeiro a fazer o teste.

Programação:

PRIMEIRO DIA – Segunda-feira Dia: 22-02-10

Apresentação dos participantes;
Distribuição dos materiais;
Discussão sobre o programa de capacitação e seus objetivos;
Manipulação e conservação da PPD-RT;
Principais problemas ligados á aplicação e leitura da Prova Tuberculinica;
Demonstração da aplicação do PPD. Pratica entre os participantes e população pesquisada.

14:00h ás 18:00h
Aplicação de Provas Tuberculinicas em coletividade previamente preparadas.

SEGUNDO DIA – Terça-feira dia: 23-02-10

MANHÃ
8:00h ás 12:00Aplicação de Provas Tuberculinicas em coletividade previamente preparadas.

TARDE
14:00h ás 18:00hAplicação de Provas Tuberculinicas em coletividade previamente preparadas.
Lanche para população pesquisada
Historia natural da doença, risco de infecção, transmissão, diferença entre doença e infecção;

TERCEIRO DIA – Quarta-feira dia: 24-02-10

TARDE
14:00h ás 18:00hAvaliação do trabalho de campo e discussão dos projetos de multiplicadores.
Demonstração das leituras. Pratica entre os participantes

QUARTO DIA – Quinta-feira, dia: 25-02-10

TARDE
14:00h ás 18:00hLeituras de Prova Tuberculinica nas coletividades trabalhadas no primeiro dia.

QUINTO DIA – Sexta-feira, dia: 26-02-10

8:00h ás 12:00
Leituras de Prova Tuberculinica nas coletividades trabalhadas no segundo dia.

14:00h ás 18:00h
Avaliação das leituras
Elaboração, análise e interpretação de histogramas
Encerramento.