A Prefeitura Municipal de Gurupi por meio do pacto tripartite (governos Federal, Estadual e Municipal), e investimentos exclusivos do tesouro municipal, entregou à comunidade de Gurupi um completo estoque de medicamentos, que garantirá medicamento na rede pública para os próximos seis meses.

Os medicamentos adquiridos pela prefeitura de Gurupi vão preencher as demandas ao longo de 2010 nas 13 Unidades de Saúde da zona urbana, do Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri, e também da região do assentamento Vale Verde, Setor Industrial e a comunidade do Trevo da Praia. “Com a chegada dos medicamentos estaremos solucionando os problemas de medicamentos da saúde básica, assim como os da unidade de atendimento de urgência como o Samu, Pronto Atendimento, Farmácia de Referência Bom Samaritano e os pacientes da saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial – Caps”, informou a farmacêutica responsável pelo almoxarifado, Simone Coelho Andrade, destacando ainda que estão incluídos dentre os materiais adquiridos produtos utilizado no curativos, como gazes, luvas, soro, algodão e também suplementos alimentar usados em crianças subnutridas ou resistentes a lactoses.

De acordo com o secretário de Saúde, José Henrique, a prefeitura adquiriu medicamentos básicos por meio do pacto tripartite e usou recursos próprios para aquisição de medicamente de alta complexidade. “Temos casos especiais em que o município investe por mês em vacinas, individuais, que custam de R$ 7.400,00 a R$ 10.400,00. Agora, um outro problema grave que estamos enfrentando são os pacientes que se deslocam de 16 cidades circunvizinhos para Gurupi e usam a nossa estrutura e nossos medicamentos, que são cotados e planejados para a comunidade de Gurupi”, alertou o secretário.

Como gestor e conhecedor das necessidades da saúde pública, o prefeito Alexandre Abdalla, que além de ser médico já foi secretário Municipal de Saúde, enfatizou que a nova aquisição de medicamentos irá melhorar o atendimento aos pacientes que precisam de remédios. “Temos priorizado a saúde do nosso povo. Desde que assumimos a Prefeitura estamos mudando a realidade das Unidades de Saúde e agora com a aquisição deste material estaremos dando mais um passo na qualidade do atendimento à saúde pública municipal”, disse o prefeito, que aproveitou para noticiar a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que já foi licitada e receberá em torno R$ 2 milhões em investimentos. A obra irá beneficiar 10 setores da região Oeste da cidade com serviços de Pronto Atendimento com laboratório de análises clínicas, consultórios de clínica médica e serviços de radioterapia.