Cerca de 350 metros da geomembrana, com espessura de dois centímetros, foram instalados no Aterro Sanitário de Gurupi. A geomembrana é um revestimento que atua como uma barreira que auxilia na preservação do meio ambiente e com esta manta, o impacto ambiental no aterro será reduzido.

“A durabilidade desta manta é de cerca de 500 anos e este trabalho é contínuo, toda vez que uma vala atingir seu limite, abrimos outra e instalamos a geomembrana, para proteger o solo e o meio ambiente”, afirmou o engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestutura de Gurupi, Gilvamar Moreira.

Ainda segundo Moreira, dentro de duas ou três semanas o lixo, deve ser depositado na vala, já protegida com a geomembrana. “A vala mede cerca de 14 mil metros cúbicos, o suficiente para suportar mil viagens de caminhão carregado de lixo”, frisou Gilvamar, ressaltando que a vida útil do aterro Sanitário de Gurupi.

Atualmente são coletadas 90 toneladas de lixo em Gurupi, sendo 60% lixo úmido e 40% lixo seco.

Geomembrana:
A geomembrana é um dos tipos mais comuns de geossintéticos e consiste-se em uma manta de liga plástica, elástica e flexível; que evita a contaminação do solo, lençóis freáticos e afluentes próximos. A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 30 mil na aquisição, transporte e instalação da geomembrana.