Um sorriso perfeito pode estar garantido com alguns cuidados de higiene bucal que devem começar antes mesmo da chegada dos primeiros dentes do bebê. Para garantir um sorriso feliz do futuro cidadão a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unirg implantou o programa “Boquinha do bebê”, que é voltado para a saúde bucal dos recém nascidos de família de baixo poder aquisitivo.

Para cobrir toda cidade, nesta sexta-feira (12), a comunidade do Setor Pedroso recebeu a equipe de odontólogos do programa. De acordo com a coordenadora do Boquinha, Rise Rank, o maior benefício do programa é transmitir às mães informações para evitar problemas nos dentes dos filhos. “Inicialmente, realizamos uma palestra que mostrou as vantagens de ter uma boca saudável para as famílias e o próximo passo é o atendimento das crianças”, explicou a coordenadora.

A recepcionista Carla de Sousa, 28 anos, não perdeu a oportunidade e levou o filho de um ano e sete dias para os trabalhos preventivos. “É muito importante cuidar para que meu filho não tenha cáries. Trago ele desde o início do programa, antes mesmo dos primeiros dentinhos nascerem”, disse animada a mãe.

Sobre o Boquinha do Bebê: O programa atende crianças de 0 a 5 anos e, no primeiro atendimento, cada criança recebe sua primeira escova de dente e um creme dental da marca Colgate, que é parceira do programa.

A técnica utilizada pela equipe do programa é denominada joelho com joelho, onde a mãe ou pai do bebê ficam sentados de frente com a dentista com os joelhos encostados, e a criança fica no colo de ambos. Nesse momento é feito uma avaliação da boca do bebê e ensinado como deve ser a escovação. A unidade de saúde do setor Pedroso possui uma demanda de cerca de 100 crianças inscritas no “Boquinha do bebê”.