A prefeitura de Gurupi, por meio da Coordenação do Programa de Combate da Dengue, tem executado ações contínuas no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Somente nos três primeiros meses desde ano foram inspecionados 30.485 imóveis em diversos setores da cidade.

De acordo com a coordenação do programa, os imóveis visitados representam 96,19 % dos imóveis cadastrados. Durante esse trabalho foram encontrados 166 imóveis com larvas do mosquito da dengue. “Estamos com atividades de bloqueio em todos os locais com possíveis criadouros do mosquito. É um trabalho que não pára e a Prefeitura não tem medido esforços para combater esse mau”, explicou o gerente de vigilância sanitária, Celso Dalcin.

Ainda de acordo com Dalcin, existe um caminhão específico para o recolhimento de pneus em borracharias e demais locais onde há a necessidade desse tipo de coleta. Segundo dados do Programa de Controle da Dengue, somente nesses primeiros meses foram recolhidos 4.176 pneus.

A coordenadora do programa de controle da dengue, Thayana Boechat, reforçou que além do trabalho de bloqueio e coleta de pneus são realizadas também palestras educativas em escolas, instituições e empresas. “Nossa equipe está sempre procurando inovar e levar as informações necessárias para que a população ajude no combate ao mosquito. É um trabalho que não existe intervalo e que precisa da colaboração da comunidade”, ressaltou Thayana.

Atividades extras nos três primeiros meses de 2010:
Ação Volta às Aulas – Durante o período de 10 a 27 de janeiro foram realizadas 97 vistorias em escolas, universidades, prédios públicos, e outros ambientes. Em 14 locais foram encontrados larvas do mosquito.
Ação de Carnaval – Realizada entre os dias 04 e 12 de fevereiro, as equipes vistoriaram lugares como hotéis e onde estava previsto aglomeração de pessoas.
Ação emergencial região saída do Peixe – Borrifação e mutirão na saída para a cidade de peixe.
Ação nos Imóveis Fechados – Foi realizada a entrada em três imóveis fechados
Testes em parcerias com Instituições – Foram realizados testes com a Fundação de Medicina Tropical do Tocantins.