A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude, lançou nesta segunda-feira (08/03) o projeto Segundo Tempo, realizado pelo governo Federal e em parceria com o Estado e a Prefeitura de Gurupi.

O projeto e visa democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Durante o lançamento do projeto em Gurupi, o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, destacou a importância da parceria entre os governos Federal e Estadual, com a prefeitura da cidade. “Somos gratos a todos que fazem algo pela nossa cidade. Esse projeto Segundo Tempo é o nosso tempo. É a oportunidade divina de tirarmos os nossos filhos da marginalidade”, ressaltou Abdalla.

Já o secretário estadual de Esporte, Ricardo Aballen, anunciou a implantação de mais uma escola de iniciação esportiva na cidade. “Sem a parceria e a efetiva participação dos municípios este projeto não seria possível. E aqui em Gurupi vamos trazer também mais uma escolinha de iniciação esportiva, beneficiando mais de duzentas crianças”, frisou Aballen, durante o lançamento do Segundo Tempo.

Em Gurupi, 120 alunos da rede pública de ensino já se inscreveram para participar do projeto, que irá oferecer aulas três vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino. Estão sendo oferecidas as modalidades de handebol e futsal, masculino e feminino; além do xadrez, reforço escolar, incentivo à leitura, capoeira e reforço alimentar. “Vamos dobrar o número de vagas oferecidas no Projeto Segundo Tempo e estamos abertos a novas parcerias e para os voluntários”, afirmou o secretário municipal de educação, esporte e Juventude, Antônio Carlos Pakalolo.

O evento contou ainda com as presenças dos vereadores Dinda e Zenaide; do presidente e reitor da Unirg, Marcus Geraldo Sobreira Peixoto; do gerente municipal de esporte, Iran França; do comandante do Cipama, tenente Cláudio Braga; do padre Osman; da Banda de Música da PM.

A equipe do projeto em Gurupi é formada pela coordenadora do núcleo, Mônia Praxedes; monitor esportivo, Bruno Costa; e pela monitora de atividades complementares, Patrícia Ferreira. Podem participar do projeto Segundo Tempo crianças com idade entre 7 e 17 anos, que frequentem regularmente a rede pública de ensino, tanto municipal e estadual. As aulas começam nesta quarta-feira (10/03), no Ginásio Poliesportivo da Unirg, localizado no setor Malvinas.