O prefeito Alexandre Abdalla juntamente com o secretário de Educação Carlos Pakalolo estiveram durante está segunda-feira, 01, visitando as escolas Domingos Amorim e Vila Nova situadas, respectivamente, nas direções oeste e norte do município.

Durante a visita o prefeito entregou uniformes para os alunos e professores da escola Domingos Amorim, inaugurou mais uma sala de aula que receberá 40 alunos do Pré I e Pré II e vistoriou as reformas que estão sendo feitas na escola Vila Nova. “A meta estipulada pelo prefeito Abdala é que seja diminuído drasticamente os índices de crianças com idade escolar fora das salas de aula. Hoje 20% das nossas crianças com idade escolar estão fora das salas de aula. Um dos motivos é a falta de espaço físico, não só nas escolas municipais, mas também nas estaduais. Acreditamos que, se educarmos as nossas crianças mais cedo, a sociedade terá no futuro cidadãos mais conscientes de seus direitos e dos seus deveres”, disse Pakalolo.

Durante a vistoria na escola Vila Nova o prefeito Alexandre Abdalla acompanhou as obras da construção de uma cantina, sala de informática e calçamento do pátio. “Estamos terminando uma cantina, uma sala de informática que receberá 16 computadores e uma sala de inclusão. Acreditamos que até o final deste mês estaremos entregando a escola totalmente pintada, com suas salas adequadas, tornando assim uma escola de boa qualidade para todas as crianças” informou o prefeito; que destacou a importância da cobertura do pátio da escola. “Assim que iniciarmos as obras da Escola João Tiago, situado na zona rural, nós vamos iniciar a cobertura do pátio da Escola Vila Nova. Com a cobertura as crianças terão mais espaço para as festividades da escola e reuniões com as famílias, fazendo sol ou chuva”, finalizou.

Os benefícios dos investimentos na escola municipal Vila Nova que hoje tem 370 alunos matriculados foi destacado pela diretora da escola, Áurea Maria Teixeira Lima, que informou que nos 30 anos de existência da escola ela nunca tinha recebido tantos investimentos. “Têm dez anos que eu trabalho aqui e o motivo de eu ter pleiteado a estar na direção é pelo fato do compromisso com estas melhorias. Graças a Deus a Secretaria de Educação e o prefeito Alexandre Abdalla tem atendido nossas reivindicações. Agora a nossa escola que antes tinha muita necessidade de melhorias na infraestrutura está recebendo calçada, uma sala de reforço, uma cantina, o Próinfo chegou e estamos lutando para que tudo aconteça da melhor forma possível”, festejou a diretora.

Merenda Escolar

Com a liberação dos recursos, o secretário de Educação Antônio Pakalolo anunciou que será ampliado o cardápio da merenda escolar da rede pública municipal. A partir de agora a merenda escolar terá mais qualidade e a intenção é que a partir de agosto as crianças recebam duas refeições no período das aulas.

Se o governo Federal manter os recursos que estão previstos para a educação do município, a partir do mês de agosto, nós vamos começar a dar café da manhã para as crianças, sendo que elas receberão pela manhã um copo de leite com bolacha e às 9h nós vamos dar a merenda tradicional. As crianças que estudam de tarde vão receber suco com bolacha e um outro lanche no período da tarde. Isso porque existem crianças que vão para a escola sem tomar café da manhã e sem almoçar. A nossa meta é aumentar a merenda não só na qualidade, mas também na quantidade”.