O secretário de educação Antonio Carlos Pakalolo recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Regional de Gurupi – SINTET , João Batista Pinto de Oliveira e a presidente do Conselho Municipal de Educação Marilza Coelho de Souza. Os dois acompanham as negociações dos servidores da educação com a Secretaria Municipal de Educação Gurupi

Na pauta do encontro foram tratados assuntos debatidos em Assembléia da classe dos professores, destacando a revisão do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração; Plano de Carreira Unificado; Ticket Alimentação; Abono Salarial e Reajuste Salarial. “Esses pontos foram levantados pelos próprios professores em assembléia e estamos confiantes que a Secretaria de Educação irá analisar com critério todos os itens”, disse o presidente do SINTET João Batista.

Na audiência o secretário Carlos Pakalolo informou que a secretaria montou uma comissão que está trabalhando na revisão do Plano de Cargo, Carreira e, atendendo o SINTET, o município está estudando uma maneira de colocar um representante do sindicato na comissão.

Quanto ao Plano de Carreira Unificado, que representa a transferência de profissionais que atuam na educação como as merendeiras, faxineiras e vigias que hoje se encontram no quadro geral e os incluir no quadro dos profissionais da educação, Pakalolo informou que existe um amparo legal que garante a transferência destes profissionais para a educação e que a Secretária de Administração está estudando uma forma de transferir os profissionais para a educação. Informou ainda que o município está estudando o que pode ser feito dentro da legalidade e dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal as demais reivindicações dos servidores. Enfatizando que o município se encontra numa situação delicada devido as quedas na arrecadação. “A nossa equipe está fazendo um levantamento com o departamento de contabilidade para pontuar as perdas salariais e, em breve, estaremos apresentando uma proposta de recomposição salarial para os professores”, disse o secretário.

No final da audiência o representante dos professores informou que levará as informações aos servidores para que seja debatido em assembléia. “O Sindicato construiu uma nova concepção de negociação e trabalha por todos os trabalhadores em educação. Trabalhamos dentro da legalidade, pois se sai da lei a gente não consegue os nossos objetivos”, declarou Batista.