A Escola Municipal Vila Nova foi a vencedora da I Mostra Municipal de Prevenção e Saúde nas Escolas, realizada nesta quarta-feira, 24, no Centro Cultural Mauro Cunho pela Secretária Municipal de Saúde por meio da coordenação de Tuberculose.

O concurso teve o objetivo de oferecer uma visibilidade maior na divulgação dos sinais e sintomas do agravo da tuberculose para a comunidade local e comemorar o Dia Mundial da luta Contra Tuberculose.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos Secretários de Saúde e Educação, o Vereador Dinda, do chefe de Gabinete, Dr. Ivan Coelho e do Prefeito Alexandre Abdalla, que parabenizou as Agentes de Saúde pelo trabalho desenvolvido. “Peço a Deus que abençoe todas as Agentes de Saúde, pois vocês e são guerreiras e capacitadas para serem transmissora da prevenção”.

Já o Secretario Municipal de Saúde destacou os trabalhos realizados pela Coordenadoria de Tuberculose. “Essa parceria é o melhor mecanismo para trabalhar a prevenção, pois trabalhando a prevenção com as crianças nas escolas iremos prevenir não só a tuberculose com outras doenças”. Conclui Jose Henrique

Durante a cerimônia de abertura, o coral da APAE Filhos do Rei emocionou os presentes com o hino “Me ame” e “Por amor” da cantora gospel Aline Barro.

Diante dos cartazes confeccionados pelas crianças do quinto ao oitavo ano, o Secretário Municipal de Educação falou sobre a parceria entre as secretarias municipais. “A saúde desenvolve o trabalho com a Saúde Bucal nas escolas e tem mostrado ótimos resultados, acho importantíssimo essa parceria, haja vista que as crianças têm uma facilidade maior que o adulto em absorver as coisas, mas tem menor imunidades, pois são mais sensíveis as doenças. Por isso é importante que elas recebam essas informações para que haja prevenção”.

Seleção

Dos cartazes confeccionados pelos alunos, seis foram selecionados para fazer parte do calendário de Tuberculose em 2011. A Escola Municipal Domingos Barreira foi classificada com quatro cartazes, 2°, 4°, 5° e 6° lugar, o 3° ficou com a Escola Municipal Ilza Borges e o 1° lugar com a Escola Municipal Vila Nova. “Ainda será feita uma segunda amostra junto com a Coordenação de DST/AIDS, para a seleção de mais seis cartazes, que irão completar o calendário de 2011”. Afirmou Keylliane Néia. (Marcia Rafael – Ascom/SMS).