“Saúde é o que interessa o resto não tem pressa”, pensando na saúde dos servidores municipais de saúde a equipe da Coordenadora da Unidade I de Referência em Fisioterapia, Cristhiane Soares Borges realizam no pátio da Secretaria de Saúde todas as quartas 8h da manhã um momento voltado ao exercício físico, haja visto que ha uma necessidade da pratica de exercícios físicos no local de trabalho.

“O objetivo desse trabalho é aumentar a circulação sanguínea, lubrificar e aumentar a viscosidade das articulações e tendões dos servidores através da pratica da ginástica laboral preparatória, que é o aquecimento ou alongamento especifico para determinadas estrutura, pois pesquisas têm provado que o numero de funcionários com lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomoleculares, relacionados ao trabalho aumentou consideravelmente.” Afirmou Cristhiane.

Segundo a Coordenadora os tempos modernos impuseram uma nova rotina aos trabalhadores que geralmente tem uma vida sedentária e passam muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo um movimento milhares de vezes ao dia.

“Esse tempo que o trabalhador passa diante do computador, escrevendo ou fazendo trabalhos repetitivos várias vezes ao dia, faz com este desgaste acabe gerando lesões oriundas do estresse”, explicou.

Dr. Cristhiane diz ainda que a prática da ginástica laboral combate e previne as LER/DORT (lesão por esforço repetitivo), ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, melhora na flexibilidade, força a coordenação, ritmo, agilidade e resistência.

Outro resultado importante dessa ginástica é favorecer o relacionamento social, trabalho em equipe e a consciência corporal.

A coordenadora explicou ainda que a equipe trabalha em forma de rodízio envolvendo todos os departamentos da Secretaria Municipal de Saúde e a intenção é levar esse trabalho a outras secretarias e também para os servidores que atuam no prédio da Prefeitura.