Nesta sexta-feira (09/04), o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, recebe o presidente da Valec, Juquinha das Neves, durante uma carreata com exposição dos trilhos e dormentes da Ferrovia Norte/Sul. A carreata vai sair do Posto Décio, localizado na BR-153, a partir das 8h30 da manhã; irá percorrer o centro de Gurupi e segue para o canteiro de obras da Ferrovia, localizado às margens da BR-242, saída para Peixe.

Além do prefeito, várias autoridades regionais devem prestigiar o evento, que marca a chegada de nova remessa de trilhos da obra. Nesta etapa devem chegar seis caminhões carregados de trilhos para a Norte/Sul.

O andamento da execução da obra está na fase de terraplanagem e em seguida será colocado os dormentes e depois os trilhos. A mão de obra ocupada hoje é de 1.500 pessoas e, que no pico da obra (de maio a outubro), serão empregadas quatro mil pessoas.

O terminal ferroviário da Norte Sul em Gurupi ficará nas mediações da BR 242, rodovia que liga Gurupi a Peixe, a 9,71km do centro de Gurupi. Já a plataforma multimodal será instalada num terreno de 15 alqueires, terá 3 quilômetros por 225 metros e ficará a 14 km do Parque Industrial de Gurupi

Os lotes 13 e 14 que tem como responsável a empreiteira Andrade Gutierrez corresponde 212 quilômetros do trecho e envolve os municípios de Fátima, Brejinho de Nazaré, Crixás, Aliança do Tocantins. Gurupi, Cariri, Figueirópolis e Alvorada.