Wesley Silas

Depois de ouvir o representante dos moradores, a prefeitura Municipal de Gurupi atendeu a reivindicação e transferiu a construção das 60 casas populares do Setor Jardim das Bandeiras para o setor Nova Fronteira. “Atendendo uma solicitação do presidente da Associação dos Moradores do Jardim das Bandeiras tivemos que transferir as 60 moradias que seriam construídas no setor Jardim das Bandeiras para o setor Nova Fronteira”, declarou o secretário de Habitação, Gilberto Arruda.

De acordo com Arruda, os últimos acertos para que a nova área seja liberada já estão em andamento. “Um engenheiro da prefeitura está acertando os últimos detalhes junto ao Naturatins para a liberação ambiental”, disse.

Setor Jardim dos Buritis
Atendendo uma exigência dos órgãos ambientais, a Secretaria Municipal de Habitação transferiu as 35 moradias que seriam construídas no Setor Jardim dos Buritis para uma nova área no setor Nova Fronteira, que já está sendo regulamentando para receber as casas populares.

Arruda falou ainda sobre a solução do problema ambiental que envolveu o setor Jardim dos Buritis. “A prefeitura vai cercar, arborizar e recuperar a nascente do córrego 2 Irmãos. Para isso vamos buscar um a parceria com o Naturatins”, informou.

Déficit habitacional – Mais de mil moradias serão construídas
A parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal promete dar um grande salto em direção da solução do problema do déficit habitacional nunca visto em Gurupi. De acordo com o coordenador de Habitação, da secretaria Municipal de Habitação, Carlos Sousa Oliveira, Gurupi possuiu, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o déficit é de 1840 casas, mas se for levada em conta a necessidade de ampliação de estruturas deficientes, o número salta para 5 mil. “Já estão sendo construídas 363 casas no Setor Nova Fronteira do programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), onde o município entrou com a desoneração fiscal do investimento. Para este mesmo setor o município doou uma área para construir outras 150 casas que serão feitas por meio da resolução 470, que tem como parceiros o governo do Tocantins e a Prefeitura. Outro grande passo para minimizar o déficit habitacional será a construção de 670 casas na saída para Dueré, localizada entre os setores Medeiros e Vila Independência; projeto este que já está em fase de conclusão”, esclareceu o coordenador e lembrou ainda que a Secretaria de Habitação possui um balcão de atendimento para cadastrar as famílias nos programas habitacionais, localizado no antigo prédio do hotel Açaí, onde hoje se encontra o Centro Universitário UnirG.