Antonio Rodrigues

A prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inaugura na próxima sexta-feira (30/04) o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no Setor Santa Rita, que vai atender famílias da região, sendo o primeiro CRAS entregue a população gurupiense. A inauguração do CRAS está marcada para às 8 horas da manhã, na antiga Escola Daniela de Oliveira.

O CRAS representa para os moradores dessa área um espaço com ações de prevenção de situações de risco e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, para pessoas em vulnerabilidade social. Em Gurupi existem 7.795 famílias cadastradas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a unidade do CRAS, que será inaugurada, atenderá cerca de 30 % dessas famílias.

Ainda segundo levantamentos feitos pela Secretaria de Desenvolvimento Social quase 60 % das famílias que moram na região do Setor Santa Rita estão em situação de risco e vulnerabilidade social. “O CRAS atenderá as famílias necessitadas, cadastradas no programa federal Bolsa Família. Entre as atividades previstas no programa estão o serviço de assistência psicossocial, cursos de capacitações e toda assistência aos moradores dessa região”, explicou a assistente social Luciana Ramos.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla, acredita que o CRAS será muito importante para viabilizar o atendimento das famílias em situação de risco em Gurupi. “O CRAS contará com uma equipe altamente capacitada, que fará um trabalho bastante detalhado e voltado a inserir essas famílias no mercado de trabalho”, explicou Paulina, lembrando que a intenção do programa é diminuir o número de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Realidade da região – O CRAS atenderá famílias dos setores Santa Rita, Santa Cruz, Vila Íris, Bom Sossego, Jardim Guanabara, Setor União, Paulo de Tarso, Bela Vista e Nova Fronteira.

Nessa região cerca de 0,5 % das meninas entre 10 e 14 anos tem filhos. Com idade entre 15 e 17 anos o índice sobe para 15,5 %. As crianças em famílias com renda mensal inferior a meio salário mínimo é de 45% e as mães chefes de família somam 12 %.

Projetos – Será implantado o projeto Pão Nosso de Cada Dia que contará com uma padaria escola, onde os participantes aprenderam o ofício de padeiro. Será implantado também o projeto Mãos de Ouro e o Projeto Modelando o futuro que será uma micro-indústria de fraudas geriátricas e curso de corte e costura, respectivamente, além de outros projetos sociais que vão atender as necessidades da comunidade da região.

Resumo:

O quê: Inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Quando: 30 de abril de 2010.
Horário: 8 horas
Local: Antiga Escola Daniela de Oliveira localizada na Rua VP-1, entre ruas 30 e 32, Quadra 87, Setor Santa Rita (depois da ponte vira a esquerda, na segunda rua vira à direita)