A comunidade do setor Vila São José e de mais três setores recebe neste sábado (17/04), a primeira edição do projeto Prefeitura em Ação, realizado pela Prefeitura de Gurupi. Mais de trinta ações serão desenvolvidas a partir das 8 horas, na Escola Municipal José Pereira da Cruz, no setor Vila São José.

O projeto visa atender de forma preventiva, efetiva e curativa, as comunidades dos bairros de Gurupi. Todas as secretarias estarão envolvidas nesta ação que vai beneficiar os 78 bairros de Gurupi. De acordo com o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, além de levar melhorias a todas as regiões da cidade, o projeto também visa aproximar cada vez mais o poder público da comunidade. “Vamos ouvir a população, saber o que o povo necessita e buscar as soluções. Este contato mais próximo é muito importante, é essencial para o bom andamento da administração municipal. Sempre estivemos junto da comunidade e agora vamos intensificar esta aproximação”, frisou Abdalla.

E nesta sexta-feira (16/04), a partir das 16h30 acontece o Sopão Solidário, também na Escola Municipal José Pereira da Cruz, no setor Vila São José, com a distribuição de sopa para a população da região. A ação também faz parte do Prefeitura em Ação e no sábado, haverá a distribuição de feijão.

AÇÕES OFERECIDAS: atividades esportivas; brincadeiras; palco (animação geral); sorteio de brindes; atendimento odontológico; consultas médicas e encaminhamentos; combate à dengue; palestras, testes de glicemia, aferição da pressão arterial; operação tapa buracos; limpeza de lotes e vias públicas; pintura de meio-fio; entre outros.

PARCEIROS: SESC; SESI; Polícia Militar; Saborele; Imperial; Stamp; Corpo de Bombeiro; Unirg; Cipama; Espaço 10; Cooperfrigu; Lourdes Floricultura; Socorro Decorações; Associação de Moradores.

Perfil do setor Vila São José: Criado em 29 de junho de 1989, o setor Vila São José é o bairro mais populoso de Gurupi. Conta hoje com aproximadamente cinco mil e 500 habitantes e mais de 90% do setor é abastecido com água tratada, da rede pública. Cerca de 95% da população com idade superior a 15 anos, é alfabetizada.
O bairro vem crescendo ao logo destes 21 anos e com a construção do canteiro de obras da Ferrovia Norte/Sul, que fica a cerca de 5 quilômetros do Vila São José, o comércio da região está em desenvolvimento. São mais de cinco supermercados, além de várias lojas de menor porte, como os açougues, lanchonetes e autônomos que ajudam a aquecer o comércio local.
O setor conta com a escola Municipal José Pereira da Cruz, que atualmente atende cerca de 400 alunos e nos últimos anos recebeu várias melhorias, como reforma do prédio, a construção da quadra de esporte, e foi a primeira escola receber aparelho de ar condicionado em todas as salas, e agora está sendo implantado o sistema de alarme para dar mais segurança aos estudantes.
Na área da saúde, o posto de saúde foi inaugurado em 1995, pelo então secretário municipal de saúde, Alexandre Abdalla, e que hoje atende as comunidades dos setores Vila São José e Sevilha. Só em 2009 foram realizados mais de 10 mil atendimentos médicos no posto de saúde, recebendo ainda atendimento odontológico e de enfermagem, além dos programas federais da saúde.